TikTok testa chatbot próprio com inteligência artificial

Buscar

TikTok testa chatbot próprio com inteligência artificial

Buscar
Publicidade

Marketing

TikTok testa chatbot próprio com inteligência artificial

'Tako' visa ajudar a facilitar o conteúdo relevante para os usuários, bem como ser uma fonte de informações adicionais


25 de maio de 2023 - 16h01

Chat viverá no Tiktok tem como objetivo facilitar a busca e contextualizar conteúdo (Kaspars Grinvalds / Shutterstock)

Por Asa Hiken, do Advertising Age

O TikTok iniciou o teste de um bot AI, semelhante ao ChatGPT, que existirá dentro de seu aplicativo e ajudará os usuários a descobrir e pesquisar conteúdo. O experimento é semelhante ao do Snap, cujo bot “My AI”, desenvolvido pelo ChatGPT, foi lançado no mês passado.

A nova ferramenta do TikTok, chamada “Tako”, está atualmente sendo testada com usuários selecionados na região das Filipinas. O Tako aparece à direita de qualquer vídeo, localizado acima de outros ícones como os botões “curtir” e “comentar”, além do perfil do usuário. Ele funciona como qualquer outra IA de texto para texto, solicitando que um usuário insira uma pergunta ou inicie uma conversa. O bot tentará responder com informações relevantes de maneira humana.

O piloto foi notado pela primeira vez pela empresa de inteligência de aplicativos Watchful e confirmado na manhã desta quinta-feira, 24, pelo TikTok em um tópico no Twitter.

A plataforma espera que Tako seja usado como um meio de facilitar o conteúdo para o espectador. Ele pode fornecer recomendações com base em solicitações específicas, como “mostre-me vídeos de gatos”, bem como o histórico de visualização de um usuário, de acordo com a Watchful. Ter acesso ao histórico do usuário pode dar a Tako uma vantagem sobre outros bots de IA, dada a força do algoritmo do TikTok.

Dito isso, o Tako não foi construído com base em nenhuma tecnologia interna de IA, mas sim em um provedor terceirizado não divulgado. Isso significa que, embora o TikTok tenha personalizado o modelo subjacente, ele não o possui como o OpenAI possui o ChatGPT. Não está claro como isso afetará a capacidade do TikTok de melhorar o Tako, continuando a treiná-lo com novos dados.

Todas as conversas entre Tako e um usuário serão analisadas pelo TikTok para fins de segurança e para aprimorar a experiência. Esse método apresenta preocupações com a privacidade, potencialmente adicionando combustível ao fogo pelo qual o TikTok já está sendo consumido, mas atualmente é uma das únicas maneiras pelas quais as plataformas de IA são capazes de monitorar abusos. Algumas ferramentas, como o ChatGPT (e por associação My AI), permitem que os usuários desativem seu histórico de bate-papo, impossibilitando que essas conversas sejam usadas em treinamentos adicionais. No entanto, eles ainda são registrados nos servidores da OpenAI e Snap por motivos de monitoramento.

O TikTok também permitirá que os usuários excluam manualmente seu histórico de bate-papo, de acordo com o TechCrunch .

Uma captura de tela feita pelo Watchful ilustra outra maneira de usar Tako: enquanto assiste a um vídeo da coroação do rei Charles, um usuário pergunta a Tako: “Qual é o significado da coroação do rei Charles III?” Essa capacidade de fornecer mais contexto aos vídeos pode ter um grande impacto não apenas na maneira como os usuários se envolvem com o conteúdo do TikTok, mas também em como a verdade e a desinformação são divulgadas na plataforma.

Separadamente, o TikTok está testando um recurso que permitirá aos usuários criar avatares no aplicativo por meio de IA generativa.

“Estamos sempre explorando novas tecnologias que agregam valor à nossa comunidade”, disse um porta-voz do TikTok ao Ad Age em um comunicado por e-mail. “Em mercados selecionados, estamos testando novas maneiras de potencializar a pesquisa e a descoberta no TikTok e esperamos aprender com nossa comunidade enquanto continuamos a criar um lugar seguro que diverte, inspira a criatividade e impulsiona a cultura.”

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Burger King distribui lanches para desabrigados no RS

    Burger King distribui lanches para desabrigados no RS

    Marca operada pela ZAMP no Brasil irá aos abrigos no Dia das Mães oferecer alimentos e brinquedos

  • McDonald’s planeja investir centenas de milhões em marketing digital

    McDonald’s planeja investir centenas de milhões em marketing digital

    App, site e plataforma de CRM são focos do investimento da rede de fast-food, que deseja conhecer os consumidores "melhor do que qualquer um"