Assinar

Toyota e Ford brigam por carro mais vendido

Buscar

Toyota e Ford brigam por carro mais vendido

Buscar
Publicidade
Marketing

Toyota e Ford brigam por carro mais vendido

Quem está certa? Depende dos dados. Mas as apostas são maiores do que você pensa


3 de outubro de 2013 - 8h30

(*) Por Michael McCarthy, do Advertising Age

Toyota e Ford têm algo em comum: as duas proclamam ter o carro mais vendido do mundo.

No início do mês, a Toyota afirmou que seu Corolla detinha o título, enquanto a Ford diz que o Ford Focus é o vencedor. Que modelo realmente pode se gabar depende de cada dado que eles estejam usando. A Toyota afirma que a contagem da Ford é distorcida porque é baseada em uma amostra estatística; a Ford diz que o cálculo da Toyota é inflado porque considera modelos Corolla comercializados sob nomes diferentes.

A Ford atirou primeiro quando divulgou um press release dia 9 de abril declarando o Focus como “o veículo de passageiro mais vendido do mundo”. Citando registros globais de mercado da R. L. Polk & Co, a companhia diz ter vendido 1.020.410 dos compactos em 2012.

Então, a Toyota agradeceu os consumidores por fazerem do Corolla “o mais vendido de todos os tempos” em um press release de 5 de setembro, destacando que a montadora vendeu 40 milhões de Corollas desde 1966.

Mike Michels, vice-presidente de comunicação da Toyota, afirma que a empresa vendeu 1,16 milhão de Corollas globalmente em 2012. Ele discordou da reivindicação da Ford dizendo que se trata de uma mostra estatística da Polk. Já a reivindicação da Toyota “foi determinada pelas unidades vendidas reportadas por todos os distribuidores Toyota globalmente”, ele afirmou. “os números de vendas incluem o Corolla Sedan, que representa 90% do volume total, os sedans Corola Altis e Axio, assim como as versões “wagons” do Corolla e Corolla Fielder. E não inclui derivados do Corolla como o Auris, Auris Híbrido, Verso, E’z, Matrix, Scion xB e Rukus, que não compartilham o nome ‘Corolla’ ou estilo de carroceria”.

Scotty Monty, diretor global de mídias sociais da Ford, comenta que a alegação de sua empresa é muito franca: “Usamos a Polk como uma empresa terceirizada reconhecida pela indústria para fazer e validar essa afirmação. É um número baseado em registros de veículos globais sob o nome Focus unicamente; não inclui derivados ou incorpora diversos modelos”.

O duelo pode parecer insignificante, mas não é, segundo Jessica Caldwell, analista sênior da Edmunds.com. Ambas, Ford e Toyota, estão brigando por vendas nos mercados em desenvolvimento. Aquela que conseguir alardear que oferece o carro mais vendido do mundo tem uma vantagem, porque o título “tem muito peso com consumidores que talvez não sejam tão familiares ao processo de comprar um carro e às marcas”, avalia Caldwell.

“Em defesa da Corolla, o Corolla não é chamado Corolla em todos os mercados”, ela afirma. “Isso é justo: a maioria das companhias de fato fazem isso. Se você considerar isso tudo, acredito que o Corolla seja o carro mais vendido. Mas se estiver falando de ‘placas de identificação’, o Focus é muito mais chamado Focus em qualquer lugar. Então, a resposta apontaria para o Focus”.

(*) Tradução: Roseani Rocha

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também