Assinar

Vanilla Caffé em expansão pelo Brasil

Buscar

Vanilla Caffé em expansão pelo Brasil

Buscar
Publicidade
Marketing

Vanilla Caffé em expansão pelo Brasil

Rede surgida em SP já opera em oito estados e inclui parcerias na estratégia de marketing


9 de abril de 2012 - 8h15

wraps
Aproveitando a onda de cafés especiais que começa a se espalhar no Brasil, a Vanilla Caffé, rede do Grupo Platinan, que tem também a marca Bon Grillê, investe em parcerias para aumentar o fluxo em suas 21 lojas. A rede de cafeterias, fundada em 2006, afirma que enquanto o setor de cafés normais cresce em média 10% ao ano, o de cafés especiais, embora pequeno, está crescendo em média 23% ao ano.

Originada em São Paulo, a rede atualmente está presente também nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Ainda este ano deve inaugurar uma loja em Anápolis (GO), além de mais três em São Paulo e uma em Florianópolis (SC). Do total de lojas, somente duas são próprias e as demais operam pelo sistema de franquias.

O preço médio para abertura de uma loja Vanilla Caffé é de R$ 350 mil, com as variantes destacadas por Mauricio Freire, diretor do Grupo Platinan, como o fato de ser de rua ou shopping e em ambos os casos, dependendo também da localização – o que aumenta ou não o preço. O investimento na loja costuma se pagar em 36 meses.

O crescimento de 20% em 2011 sobre 2010 foi creditado a ações estratégicas de marketing como parcerias com as marcas Queensberry, ClubMed e Sony Pictures. Bruno Bonfiglioli, gerente de marketing da Vanilla conta que nos dois últimos casos, a mediação do acordo é feita pela agência de marketing direto Espaço Z. Neste momento, por exemplo, a parceria ocorre com a Paris Filmes, em que nas compras acima de R$ 45 os clientes ganham um par de ingressos para o filme Jogos Vorazes, seguindo a mecânica usada ano passado com a Sony. Com o ClubMed um concurso cultural definiu em dezembro o cliente que ganharia uma viagem a Trancoso, na Bahia. “Buscamos, através da agência de marketing direto, criar uma parceria em que eles fizessem o investimento para expor suas marcas dentro das lojas Vanilla Caffé, que tem um público AB, de 25-45 anos, e preza o produto de alta qualidade”, definiu Bonfiglioli.

Mesmo considerando as ações bem sucedidas, tanto que já estão repetindo com novos parceiros este ano, a empresa espera crescimento um pouco menor em 2012, de 15%, por motivos que são explicados por Mauricio Freire: “Este ano fizemos uma projeção menor, pela situação nublada da economia, com esse cenário de crise internacional”, diz. Ele ressalta, no entanto, que a projeção é muito mais pensando na expansão, do que na performance de cada loja já em operação. O segmento, segundo o executivo, vai crescer naturalmente, porque estando dentro do negócio o lojista passa tranquilo por eventuais crises, já que o café é um produto que não é de alto custo e que está impregnado na cultura do Brasil, com as pessoas consumindo o produto várias vezes ao dia. “Não existe preocupação em quedas de faturamento nas lojas, o que pode haver é as pessoas ficarem mais temerosas para investir em novas operações. Mas o café está presente no dia a dia de todo mundo”, analisa Freire.

A rede Vanilla Caffé projeta finalizar 2012 com 30 lojas no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) as franquias de alimentos foram as que mais cresceram em 2012, com incremento de 14,5%. Percentual semelhante é esperado para este ano.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também