Abril revela que homens estão mais femininos
Estudo da Editora mapeia as principais mudanças aspiracionais e temperamentais do universo masculino
Abril revela que homens estão mais femininos
BuscarAbril revela que homens estão mais femininos
BuscarEstudo da Editora mapeia as principais mudanças aspiracionais e temperamentais do universo masculino
Meio & Mensagem
4 de junho de 2014 - 11h14
“Ser um homem feminino/não fere o meu lado masculino”. A canção de Pepeu Gomes pode ter causado polêmica na época de seu lançamento, na década de 1990. Hoje, no entanto, a letra de Masculino e Feminino poderia remeter a muitos conhecidos ou até a você mesmo.
É isso o que aponta o Eles – Um Estudo sobre Homens, pesquisa da Editora Abril sobre o universo masculino, apresentada oficialmente nesta quarta-feira, 4. Segundo o levantamento, o homem contemporâneo faz menos questão de ser provedor, realizador e líder, mas é mais flexível às opiniões contrárias, é mais preocupado com estética e frequenta zonas da casa onde antes não se aventurava, como a cozinha e a área de serviço.
Para Helena Bagnoli, diretora-geral da Unidade de Segmentadas da Editora Abril, que abrange os títulos direcionados a jovens, mulheres e homens, o fim da oposição entre gêneros está permitindo a mobilidade de atribuições e conquistas. “As partes estão misturadas e se reagrupando de novas maneiras, sem confronto, mas pelo encaixe”, pondera.
Esse comportamento vai além do rótulo metrossexual, que acabou por minimizar uma mudança de paradigma em favorecimento de um estilo de vida altamente vendável. Segundo a pesquisa, por exemplo, 72% dos homens cozinham para a família — 18% o fazem intensamente, 23% moderadamente e 31% um pouco. Sobre a limpeza da casa, 76% discordam que a responsabilidade seja só da mulher.
As mudanças comportamentais entre americanos também foram retratadas numa pesquisa. Em maio, a Insights In Marketing realizou um levantamento que apresenta dados semelhantes aos observados no Brasil. Os papéis tradicionais de gênero são vistos como ultrapassados pela maioria dos americanos. A pesquisa revelou que 53% dos americanos acreditam que as idéias tradicionais de masculinidade e feminilidade não se aplicam mais na sociedade de hoje.
Minoria retrógrada
Realizada pelo Instituto Vox, a pesquisa da Editora Abril entrevistou 5.545 homens entre 18 e 50 anos, de classes socioeconômicas A, B e C, que responderam às 160 perguntas de questionário online. Também é qualitativa, durante três horas 20 homens responderam a questões sobre medos, dúvidas e aspirações. Segundo o estudo, há uma minoria que ainda resiste aos novos tempos. Apenas 11% dos entrevistados ainda acreditam que o homem deve ser o único provedor do lar e 7% gostariam que o mundo fosse como antes.
A íntegra desta matéria está disponível na edição 1612, de 2 de Junho, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, nas versões impressa e também para tablets iOS e Android.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King