Anatel fala sobre tríplice aliança na TV paga
A Agência Nacional de Telecomunicações considerou que a joint venture entre SBT, Record e RedeTV no cabo fortalece negociação com operadoras
Anatel fala sobre tríplice aliança na TV paga
BuscarAnatel fala sobre tríplice aliança na TV paga
BuscarA Agência Nacional de Telecomunicações considerou que a joint venture entre SBT, Record e RedeTV no cabo fortalece negociação com operadoras
Meio & Mensagem
19 de fevereiro de 2016 - 8h02
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se manifestou oficialmente, por meio de um parecer, sobre a joint venture entre SBT, Record e RedeTV na TV paga.
A Newco, fruto da tríplice parceria, teria o papel de uma programadora e negociaria com as operadoras pelo sinal das emissoras abertas na TV por assinatura.
De acordo com a Anatel, “o acordo substanciado na joint-venture em análise pode fortalecer as emissoras envolvidas para negociar sobre o conteúdo junto a dois grandes grupos no mercado de TV por assinatura: Sky e Net. ”
“A Newco poderá assegurar às emissoras envolvidas vantagens competitivas”, diz o parecer. Poderão, por exemplo, impor negociação em bloco, com preço único, para aquisição dos três canais.
A ressalva da agência, porém, é de que deve se levar em consideração o poder de mercado da Net e da Sky. “Essas empresas, juntas, concentram 80% dos acessos e podem simplesmente não aceitar as condições comerciais estabelecidas pela Newco.” Procuradas, Net e Sky não comentaram o parecer.
Em agosto do ano passado, o SBT, a Record e a RedeTV uniram forças para atuar na área de TV por assinatura por meio da holding Newco. No mês de outubro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a criação da joint venture sem restrições.
Segundo Mário Sérgio Rocha Gordilho Júnior, coordenador-geral antitruste do Cade, a união das três empresas não seria prejudicial à concorrência do setor de TV por assinatura.
Após ter aprovado, o Cade questionou a Anatel sobre o tema e a resposta veio por meio do parecer divulgado nesta semana. A aprovação definitiva para a criação da empresa depende agora do julgamento do conselho da Anatel.
Outro questionamento do Cade contido no parecer é sobre a possibilidade de a Newco iniciar suas operações em meio ao switch off da TV analógica, na visão da Anatel, não há impedimento legal para nenhuma dessas situações.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King