Bilhete único: a nova mídia?
Decreto publicado pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, permite a inserção de mensagens publicitárias nos cartões do transporte coletivo
Decreto publicado pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, permite a inserção de mensagens publicitárias nos cartões do transporte coletivo
Bárbara Sacchitiello
2 de julho de 2013 - 9h37
Companheiro diário dos usuários de transporte público da cidade de São Paulo, o Bilhete Único poderá, também, ser mais um espaço de exploração publicitária. Um decreto publicado no último sábado, 29, no Diário Oficial do Município de São Paulo, regulamenta a utilização do espaço do bilhete para a veiculação de mensagens comemorativas, alertas ou de lembretes aos cidadãos.
De acordo com matéria publicada no Estadão, não existe, no entanto, a intenção de explorar os Bilhetes Únicos como canal de publicidade convencional, ao menos por enquanto. A ideia, explicada no decreto do prefeito Fernando Haddad, é aproveitar os cartões para divulgar mensagens sociais ou filantrópicas, bem como a celebração de datas comemorativas e de eventos locais ou regionais.
De acordo com o decreto, o Bilhete Único poderá conter “mensagens de natureza comemorativa, bem como figuras, imagens, ilustrações, distintivos, fotos ou desenhos alusivos aos seguintes temas:
– Eventos ou manifestações culturais, artísticas, científicas e esportivas, de repercussão local, regional, nacional ou internacional;
– Acontecimentos históricos locais, regionais, nacionais ou internacionais;
– Meio Ambiente;
– Turismo;
– Valores de cidadania, direitos humanos e outros assuntos relacionados ao bem-estar da humanidade;
– Datas festivas e feriados locais, regionais, nacionais ou internacionais”
Apesar das delimitações, pelo fato de abordar eventos culturais ou esportivos, o decreto abre brechas para eventuais divulgações de shows, jogos de futebol e apresentações artísticas pagas. Com isso, a Prefeitura poderia arrecadar pela concessão do espaço do Bilhete Único para tais divulgações.
Ainda de acordo com o decreto, “o custo da inserção publicitária, quando existe, poderá ser suportado pela Prefeitura, compartilhado ou de responsabilidade única e exclusiva do interessado na promoção do evento.”
Publicidade nas ruas
Seis anos após a entrada em vigor da Lei Cidade Limpa, que eliminou praticamente toda a publicidade exterior da cidade de São Paulo, a metrópole voltou a ter anúncios nas ruas neste ano, quando os consórcios vencedores da licitação promovida pela Prefeitura iniciaram as instalações – seguidas da exploração publicitária – dos relógios e abrigos de ônibus.
No caso dos abrigos, a empresa Ótima já possui contrato com mais de 15 anunciantes, que vem divulgando seus produtos e serviços nos novos pontos já instalados em diversas regiões da capital paulista. O mesmo acontece nos novos relógios de rua, que já vêm sendo instalados pela JCDecaux, empresa vencedora da licitação.
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