Mídia

BuzzFeed indica: como dar sabor ao branded content

Bruno Belardo, VP de brand strategy da plataforma, fala sobre os ensinamentos de conteúdo tirados do Tasty Demais, canal de receitas lançado em 2016

i 10 de novembro de 2017 - 9h44

Lançado no ano passado no Brasil, o Tasty Demais, plataforma de receitas do BuzzFeed, vem sendo uma importante ferramenta para que o site desenvolva ações de branded content específicas para o mercado brasileiro.

Desde então, o Tasty Demais já protagonizou parcerias com marcas como Oreo, Nestlé, Maggi, Nesfit, Ajinomoto, Sadia e outras. Bruno Belardo, VP de brand strategy da plataforma, comemora os recordes de visualizações e engajamentos que transformaram a operação brasileira em um case comparando os países em que o BuzzFeed atua.

“Até o momento aprendemos que o Tasty é um formato poderoso e que alcança milhões de pessoas. É uma mídia relevante e massiva que cria conexão com as pessoas”, diz Belardo ressaltando que o branded content implica passos importantes que, não necessariamente, respondem à mesma receita para todas as plataformas. “O que funciona para uma marca, não necessariamente funciona para outra, por isso cada projeto é muito especial”, diz Belardo. Ele destaca alguns ingredientes que, na experiência do Tasty Demais, são importantes na criação de projetos envolvendo marcas e receitas.

Formato
O Tasty Demais passa por um momento muito positivo, agregando valor para anunciantes por meio do aumento de brand awareness para seus produtos de forma nativa. Até o momento, aprendemos que este é um formato poderoso e que alcança milhões de pessoas. É uma mídia relevante e massiva que cria conexão com as pessoas.

Customização
Todo projeto é bem diferente e customizado para cada um de nossos clientes. O que funciona para uma marca, não necessariamente funciona para outra, por isso cada projeto é muito especial. Um erro comum é acreditar que a execução deste formato é simples, apenas baseado no modo como ele é apresentado, mas não é. Há muito trabalho por trás.

Nativo
Quanto mais nativo, melhor. A marca deve ser naturalmente uma parte da história.

Relevância
O conteúdo deve ser relevante para a pessoa que irá ler e não para a pessoa que escreve. Isso significa que quanto mais natural é a maneira que a marca aparece na história, maior será o impacto da mensagem para os leitores. É provado por meio de pesquisas que existem conexões mais fortes nos conteúdos que entregam a mensagem sem expor excessivamente a marca do que por meio de modelos tradicionais de exposição.