CNN: do anúncio no Brasil à festa de lançamento
Há um ano, canal jornalístico anunciava sua versão brasileira, que acabou adiada para 2020; relembre as contratações da emissora, que fará evento de lançamento no dia 9 de março
CNN: do anúncio no Brasil à festa de lançamento
BuscarCNN: do anúncio no Brasil à festa de lançamento
BuscarHá um ano, canal jornalístico anunciava sua versão brasileira, que acabou adiada para 2020; relembre as contratações da emissora, que fará evento de lançamento no dia 9 de março
Bárbara Sacchitiello
14 de janeiro de 2020 - 15h43
(Crédito: Reprodução)
No dia 14 de janeiro de 2019, duas notícias mexeram com o cenário televisivo do País. A Record anunciou que Douglas Tavolaro, que desde 2009 liderava o pilar do jornalismo da emissora, estava de saída e, em seu lugar, assumiria Antônio Guerreiro. Bastaram alguns minutos para que a imprensa – e o público – descobrissem as razões da mudança: Tavolaro deixara a casa para assumir a missão de estruturar a versão brasileira do canal de notícias CNN. O projeto conta com investimento do empresário Rubens Menin, fundador da MRV Engenharia.
Um ano depois desse anúncio, a emissora jornalística ainda não está em operação, conforme prometeram os líderes do projeto ao anunciar o licenciamento da marca. A estreia, no entanto, já está marcada. Nesta terça-feira, 14, a CNN Brasil divulgou um comunicado sobre seu evento oficial de lançamento no País, que será realizado no dia 9 de março na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, segundo o canal, serão detalhadas a estrutura da programação e grade. O canal entrará no ar no mesmo mês.
Neste ano de preparação da estrutura, o canal de notícias conseguiu chamar a atenção do público ao noticiar a contratação de nomes conhecidos do jornalismo nacional – muitos deles, tirados da concorrência, como Monalisa Perrone, Mari Palma e Phellipe Siani, além de Evaristo Costa e William Waack.Se na TV paga o canal ainda não estreou, nas redes sociais a CNN Brasil já vem desenvolvendo uma comunicação ativa com o espectador há meses. Pelos canais oficiais, a emissora anuncia as contratações e mostra os bastidores dos estúdios e das redações montadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Além daqueles que ficarão na frente das câmeras, o canal também foi atrás de nomes da área executiva para gerir as principais áreas. Para liderar o comercial, Tavolaro trouxe Marcus Vinícius Chisco, que por anos foi o responsável pela área de merchandising da RecordTV. Além dele, a CNN Brasil também contratou Américo Martins como diretor de conteúdo e Anthony Doyle, ex-nome forte da Turner no Brasil.
Veja os principais acontecimentos e contratações da CNN Brasil após um ano do anuncio do lançamento do canal:
Janeiro/2019
Douglas Tavolaro e Rubens Menin anunciam a criação da versão brasileira do canal de notícias CNN.
Fevereiro/2019
CNN Brasil anuncia sua primeira contratação: Américo Martins, que assumiu o cargo de vice-presidente de conteúdo do canal.
Março/2019
Emissora apresenta sua identidade visual no País.
Abril/2019
Canal investe na composição das equipes que irão gerir os assuntos comerciais e a área de inteligência de mercado. Ex-executivo da RecordTV, Marcus Vinicius Chisco é contratado como vice-presidente comercial.
Maio/2019
Canal começa as primeiras operações em uma sede provisória, localizada em São Paulo.
Junho/2019
O canal anuncia os primeiros nomes conhecidos do público para compor as bancadas: Evaristo Costa e William Waak; no mesmo mês, canal também inaugura seus perfis nas redes sociais para comunicar as novidades ao público.
Julho/2019
Para o cargo de vice-presidente de distribuição, o canal contrata Anthony Doyle, executivo que já ocupou as funções de vice-presidente regional de distribuição e diretor executivo de conteúdo da Turner no Brasil; ainda em julho, o canal contratou Mari Palma e Phelippe Sianni, jornalistas da TV Globo.
Agosto /2019
Douglas Tavolaro e presidente global da AT&T, Randall Stephenson, vão à reunião em Brasília para discutir sobre a fusão entre a companhia e a AT&T.
Setembro/2019
Apresentadora Monalisa Perrone, da Globo, é anunciada como a nova âncora do canal.
Novembro/2019
Emissora define os locais de seu escritórios no Rio de Janeiro e em Brasília.
Dezembro/2019
Jornalista Daniela Lima, apresentadora do programa Roda Viva e colunista da Folha de S.Paulo, é contratada pelo canal
Janeiro/2020
Canal anuncia sua festa de lançamento em São Paulo. Evento será realizado na Oca, no Parque do Ibirapuera, no dia 9 de março e contará com a presença dos executivos e jornalistas da casa, além de autoridades, profissionais do mercado publicitário e imprensa.
Compartilhe
Veja também
Eletromidia integra telas da B.Drops à divisão Aqui Ads
Empresa de OOH, que atua em salões de beleza, barbearia e academias, passa a ter sua publicidade comercializada diretamente pela divisão da Eletromidia
Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes
Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio