Com Drauzio Varella, produtora Júpiter investe em conteúdo de saúde
Empresa, que nasceu a partir da UZMK Conteúdo, cuida da comunicação digital do médico, que começou a criar conteúdo para o Tik Tok
Com Drauzio Varella, produtora Júpiter investe em conteúdo de saúde
BuscarCom Drauzio Varella, produtora Júpiter investe em conteúdo de saúde
BuscarEmpresa, que nasceu a partir da UZMK Conteúdo, cuida da comunicação digital do médico, que começou a criar conteúdo para o Tik Tok
Caio Fulgêncio
29 de agosto de 2022 - 12h31
A nova produtora Júpiter – que responde por toda a comunicação digital do médico Drauzio Varella – nasceu a partir da UZMK Conteúdo e anunciou as primeiras estratégias no mercado especializado de saúde, comportamento, bem-estar e meio ambiente. Dentre as movimentações que marcam o lançamento da empresa, uma das mais relevantes foi a inserção do médico no Tik Tok.
Médico Drauzio Varella é um dos principais clientes da produtora Júpiter (Crédito – Divulgação)
Jefferson Gorgulho, CEO da Júpiter, conta que a criação da produtora ocorreu durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19, bastante motivada pelo aumento das demandas de conteúdo de Varella. “Ele foi ficando no olho do furacão na questão da comunicação e da utilidade pública. Passamos a atuar de um jeito que não estávamos acostumados, no dia a dia. Isso resultou na restruturação e em uma empresa nova”, diz.
No mesmo período, o médico, principal cliente da Júpiter, parou de clinicar e decidiu se dedicar inteiramente à comunicação, com as reuniões de pauta e criação dos conteúdos para site, vídeos e redes sociais. “A atividade educativa foi sempre secundária na minha carreira, porque a medicina tomava em torno de 80% do meu tempo disponível. A razão por eu ter parado de clinicar foi justamente para poder me dedicar mais à educação em saúde”, fala Varella.
Gorgulho comenta que, como estrutura, a produtora é formada por 20 pessoas e tem a proposta de dar conta da operação digital do começo ao fim, com times de redatores, de audiovisual, de business intelligence (BI), comercial e arte. Dentre as entregas ainda este ano, a empresa deve relançar o podcast de Varella e finalizar o documentário biográfico do médico, que envolve a cobertura da participação do médico na Maratona de Londres em outubro, cujo lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2023. A empresa também é responsável pelo conteúdo do psiquiatra Jairo Bauer.
São grandes os desafios de comunicar assuntos sobre saúde no Brasil, de acordo com o CEO da Júpiter. Um dos mais difíceis é conseguir tornar os temas acessíveis aos diferentes tipos de grupos sociais. “Nosso País é muito diverso e tem sérios problemas na parte educação e saúde”, justifica. Além disso, sobretudo com a crescente polarização existente nas redes sociais, Gorgulho acrescenta que existe uma preocupação maior em relação a comentários ofensivos.
Já para Varella, o esforço é encontrar a linguagem adequada para cada público e para cada plataforma. “Quem trabalha na comunicação, especialmente na educação em saúde, tem que estar atento a todas as formas, porque a divulgação do conhecimento médico interessa a todos”, finaliza.
Compartilhe
Veja também
Record transmite “São João do Nordeste” com seis patrocinadores
Patrocinada pela Magalu, BRF e Itaipava, a transmissão acontecerá em todos os sábados de junho, em nove estados nordestinos
WhatsApp faz instalação em São Paulo para reforçar regras de privacidade
Ativação tem a proposta de reforçar a campanha “Nem Mesmo o WhatsApp” e acontecerá simultaneamente no Parque do Ibirapuera, em Nova York, Londres e Nova Déli