Com Top 10, Netflix dá passo em direção à abertura dos dados
Plataforma de streaming passa a informar a lista dos filmes e séries mais vistos a cada dia; recentemente, companhia também abriu dados de assinantes por continente
Com Top 10, Netflix dá passo em direção à abertura dos dados
BuscarCom Top 10, Netflix dá passo em direção à abertura dos dados
BuscarPlataforma de streaming passa a informar a lista dos filmes e séries mais vistos a cada dia; recentemente, companhia também abriu dados de assinantes por continente
Bárbara Sacchitiello
27 de fevereiro de 2020 - 6h00
Mais popular plataforma de streaming do mundo, a Netflix sempre teve o sigilo como uma de suas principais políticas de negócios. Dados em relação ao número de assinantes em todo o mundo e sobre a audiência dos conteúdos oferecidos em seu cardápio eram divulgados raramente e de forma esporádica. Neste ano, no entanto, a companhia parece disposta a abrir um pouco de sua caixa de informações.
Em janeiro, pela primeira vez, a Netflix divulgou dados de sua base de assinantes fora do mercado dos Estados Unidos. Com o objetivo de convencer investidores a continuarem apostando em seu modelo de negócio, a companhia decidiu revelar que havia superado a marca dos 90 milhões de clientes fora do território estadunidense. Não foi dessa vez, no entanto, que a plataforma foi transparente em relação ao seu desempenho em cada País. Mesmo assim, alguns dados continentais tornaram-se públicos – entre eles, a informação de que a empresa já ultrapassa os 29 milhões de assinantes em toda a América Latina.
Agora, a Netflix decidiu abrir um pouco mais os dados em relação ao desempenho de seus conteúdos. A plataforma anunciou, nesta semana, os usuários brasileiros – assim como os de outros mercados – poderão ver quais são os filmes e séries mais assistidos, naquele dia, em seu País. A ferramenta já vinha sendo testada no ano passado nos mercados do Reino Unido e México e, agora, será estendida a todo o mundo.De acordo com a empresa, a lista do top 10 será atualizada diariamente e ficará visível assim que o usuário fizer login na plataforma. Segundo a Netflix descreveu em seu blog oficial, a proposta é fornecer mais informações às pessoas acerca da preferência do público em relação às séries, filmes e demais conteúdos.
Novas métricas
A lista dos campeões de audiência passa a ser disponibilizada após a Netflix ter anunciado uma importante mudança nas métricas utilizadas para contabilizar os conteúdos assistidos em sua plataforma. Desde janeiro, a Netflix passou a considerar que um conteúdo (filme ou um capítulo de série) foi assistido quando um usuário o sintonizou por mais de dois minutos. Antes, era necessário assistir, no mínimo, a 70% do conteúdo da produção para que a plataforma computasse a audiência daquele produto. Com essa mudança, a expectativa era de que a Netflix passasse a contar com uma média de audiência 35% maior em seus conteúdos.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King