Assinar

Com Top 10, Netflix dá passo em direção à abertura dos dados

Buscar

Com Top 10, Netflix dá passo em direção à abertura dos dados

Buscar
Publicidade
Mídia

Com Top 10, Netflix dá passo em direção à abertura dos dados

Plataforma de streaming passa a informar a lista dos filmes e séries mais vistos a cada dia; recentemente, companhia também abriu dados de assinantes por continente


27 de fevereiro de 2020 - 6h00

Lista mostra os conteúdos mais assistidos no Brasil a cada dia (Crédito: Reprodução)

Mais popular plataforma de streaming do mundo, a Netflix sempre teve o sigilo como uma de suas principais políticas de negócios. Dados em relação ao número de assinantes em todo o mundo e sobre a audiência dos conteúdos oferecidos em seu cardápio eram divulgados raramente e de forma esporádica. Neste ano, no entanto, a companhia parece disposta a abrir um pouco de sua caixa de informações.

Em janeiro, pela primeira vez, a Netflix divulgou dados de sua base de assinantes fora do mercado dos Estados Unidos. Com o objetivo de convencer investidores a continuarem apostando em seu modelo de negócio, a companhia decidiu revelar que havia superado a marca dos 90 milhões de clientes fora do território estadunidense. Não foi dessa vez, no entanto, que a plataforma foi transparente em relação ao seu desempenho em cada País. Mesmo assim, alguns dados continentais tornaram-se públicos – entre eles, a informação de que a empresa já ultrapassa os 29 milhões de assinantes em toda a América Latina.

Agora, a Netflix decidiu abrir um pouco mais os dados em relação ao desempenho de seus conteúdos. A plataforma anunciou, nesta semana, os usuários brasileiros – assim como os de outros mercados – poderão ver quais são os filmes e séries mais assistidos, naquele dia, em seu País. A ferramenta já vinha sendo testada no ano passado nos mercados do Reino Unido e México e, agora, será estendida a todo o mundo.

De acordo com a empresa, a lista do top 10 será atualizada diariamente e ficará visível assim que o usuário fizer login na plataforma. Segundo a Netflix descreveu em seu blog oficial, a proposta é fornecer mais informações às pessoas acerca da preferência do público em relação às séries, filmes e demais conteúdos.

Novas métricas
A lista dos campeões de audiência passa a ser disponibilizada após a Netflix ter anunciado uma importante mudança nas métricas utilizadas para contabilizar os conteúdos assistidos em sua plataforma. Desde janeiro, a Netflix passou a considerar que um conteúdo (filme ou um capítulo de série) foi assistido quando um usuário o sintonizou por mais de dois minutos. Antes, era necessário assistir, no mínimo, a 70% do conteúdo da produção para que a plataforma computasse a audiência daquele produto. Com essa mudança, a expectativa era de que a Netflix passasse a contar com uma média de audiência 35% maior em seus conteúdos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies