Mídia

Revista Manchete volta com foco no lifestyle do Rio de Janeiro

Multiplataforma, publicação pretende distribuir conteúdo em canal do YouTube, site e redes sociais, além das edições impressas bimestrais

i 19 de março de 2025 - 17h17

revista Manchete

Agência 11:21 criou campanha para promover o lançamento da nova Manchete (Crédito: Divulgação)

Nesta quarta-feira, 19, a revista Manchete, título de sucesso sobretudo nas décadas de 1970 e 1980, está oficialmente de volta, com uma nova proposta. Sob a liderança do empresário Marcos Salles, o veículo pretende direcionar a cobertura para os cenários de cultura, negócios e entretenimento do Rio de Janeiro.

“Pensamos em mostrar coisas que vem dando certo no Rio de Janeiro, na área da cultura, dos esportes, dos negócios e do entretenimento, sem aquele viés do factual político e econômico, que tantos veículos já fazem”, explica Salles, que foi executivo da área comercial da Manchete na década de 1990, quando a publicação fazia parte da Editora Bloch.

A ideia de retomar a marca e investir no segmento editorial partiu da análise de que os veículos, de forma geral, não conseguiram fazer a transição do meio impresso para o digital da maneira correta. Na visão de Salles, o principal erro dessa área está no fato de que, embora revistas e jornais tenham seus canais digitais, essas plataformas não conversam, entre si, de maneira fluida.

Foi a partir dessa percepção que o executivo idealizou a empreitada, com a proposta de criar um veículo que combinasse diferentes canais de mídia, de forma mais natural. Ao concluir que a marca Manchete seria a mais adequada para batizar o projeto, Salles adquiriu, no ano passado, os direitos de uso da propriedade e passou os últimos meses trabalhando no novo projeto do veículo.

A nova Manchete

A nova Manchete, segundo Salles, nascerá a partir de reportagens para o YouTube, produzidas por uma equipe de 20 colunistas, que também farão o papel de repórteres, encarregados de contar histórias e mostrar personagens dos cenários da música, negócios, esportes e do lifestyle carioca. Fabio Ramalho, Mariana Leão e Pedro Guimarães estão entre os membros do time, cujas reportagens, além do canal da TV Manchete no YouTube, alimentarão também as redes sociais da publicação. O conteúdo também será exibido na TV Max Rio, canal de TV local.

A partir do conteúdo dos vídeos serão elaboradas as reportagens e temas da revista, que nessa primeira fase terá edições bimestrais, com bastante espaço para fotos, tal como era a Manchete original. A tiragem inicial será de 10 mil exemplares. De forma complementar, conteúdos extras sobre as reportagens e uma cobertura mais dos assuntos cotidianos formarão o site da Manchete, que também entrará no ar nos próximos dias.

“A ideia é apresentar um Rio de Janeiro que até mesmo muitos cariocas não conhecem. Queremos mostrar o lado bom do Rio, dando espaços a empresários, personalidades e pessoas que estão fazendo a cidade e o estado acontecerem”, resume. Como apoio para a visibilidade e distribuição de conteúdo, Salles conta que o portal da Manchete ficará hospedado no R7.com, plataforma digital da Record.

Para celebrar o lançamento do projeto, a Manchete promove na noite dessa quarta-feira, 19, um evento no teatro Adolpho Bloch, no Rio de Janeiro, para convidados e formadores de opinião, marcando o lançamento da publicação.

Rio, 360 graus

Para marcar o retorno da Manchete, a diretoria da publicação e a agência 11:21 criaram uma campanha que destaca o retorno – e a nova roupagem da publicação – e o Rio de Janeiro, cidade que não apenas é a sede, como também o assunto da nova publicação.

O conceito “Rio, 360 graus será apresentado oficialmente no evento da noite desta quinta-feira, 19. A campanha também estará em mídia out-of-home, rádio , digital, redes sociais, TV e em anúncios impressos.