Mídia

Rio sediará premiação ambiental criada por Príncipe William

Museu do Amanhã, na capital fluminense, receberá o anual Earthshot Prize, que promove e auxilia no desenvolvimento de soluções pela regeneração da Terra

i 25 de junho de 2025 - 10h08

earthshot

Príncipe William e Eduardo Paes, prefeito do RIo de Janeiro, se encontram em Londres (Crédito: Reprodução/X/UK in Brasil)

O Brasil receberá, em novembro, o Earthshot, premiação criada pelo Príncipe William que promove e auxilia o desenvolvimento de soluções inovadoras em prol da reparação e regeneração do planeta em cinco áreas: limpeza do ar, oceanos, desperdício, proteção e restauração da natureza e resolução das questões do clima.

O vencedor de cada categoria é premiado com £ 1 milhão para a aceleração dos projetos.

Essa é a primeira vez que a premiação acontece na América Latina. A oficialização foi feita durante a semana da ação climática em Londres, que reúne líderes, autoridades, ativistas e especialistas para debater questões relacionadas à crise climática. Também em Londres, o Príncipe William se encontrou com Eduardo Paes, prefeito da capital fluminense.

A cerimônia do Earthshot ocorrerá em 05 de novembro, no Museu do Amanhã — alguns dias antes do início da COP30, em Belém, no Pará, em 10 de novembro.

“O Brasil vai produzir o melhor e mais incrível Prêmio Earthshot que já tivemos”, disse William em entrevista à reportagem do Jornal Nacional, citando, ainda, a vibração, as pessoas e a energia do País. “Queremos que o Prêmio Earthshot seja genuinamente brasileiro”, acrescentou. A Globo é a principal parceira do evento no Brasil.

Confira o vídeo do anúncio da premiação no Brasil: