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Tony Hawk cria portal sobre cultura skate

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Mídia

Tony Hawk cria portal sobre cultura skate

Novidade simboliza movimento crescente de celebridades que criam suas próprias plataformas de mídia


6 de novembro de 2014 - 11h05

Por Michael Sebastian, do Advertising Age

O ex-skatista profissional Tony Hawk – que ganhou milhões de dólares com vídeo games, acessórios e parques com seu nome – fez uma parceria com a empresa Complex Media para lançar o portal Ride Channel, sobre cultura de skate. Além do nome, o atleta entra com sua produtora, 900 Filmes, responsável pela maior parte do conteúdo, que inclui notícias, dicas e coberturas, principalmente em vídeo. A Complex cuida de tecnologia, divulgação e venda de mídia.

“O Tony tem alguma audácia empreendedora e a gente vai fazer uma parada da hora juntos”, disse Marc Ecko, fundador da Complex, cuja equipe é bastante jovem, assim como o trabalho. Ele afirma que a parceria poderia gerar ainda eventos e produtos.

Hawk é parte de um crescente grupo de celebridades interessados em investir em seus impérios de mídia. A atriz Gwyneth Paltrow criou sua própria marca e site de estilo de vida Goop em 2008. Outra atriz, Blake Lively, começou um projeto similar chamado Preserve neste ano. Em 2011, o ator Ashton Kutcher lançou um site de conteúdo viral, o Aplus. Dias depois de anunciar sua aposentadoria há poucos meses, Derek Jeter, jogador de beisebol dos Yankees, apresentou o The Player’s Tribune, um site com conteúdo dos próprios atletas. A celebridade Kim Kardashian licenciou seu nome para um aplicativo de massa sobre Hollywood, que espera arrecadar US$ 200 milhões de receita neste ano para o desenvolvedor Glu Mobile.

Novas receitas
Estabelecer uma presença de mídia digital é uma manobra inteligente dos famosos, segundo Jitka Petrickova, sócio diretor do bureau de mídia MEC. “Criar seu próprio canal dá oportunidade a eles controlarem o que representam e quais tipos de conteúdo vão viabilizar”, ela disse. “Assim, se sentem mais seguros e comercializáveis.” Celebridades podem abrir um novo canal de receitas para si ao venderem espaço publicitário e promoverem marcas em seus sites e feeds de redes sociais, afirma a publicitária.

No caso de Tony Hawk, o Ride Channel é uma extensão de um canal de YouTube que existe desde 2012. Foi resultado de um investimento de centenas de milhões de dólares do Google em conteúdo original em vídeo, distribuído entre diversas celebridades e propriedades de mídia. Entre eles estava o skatista e sua produtora, cujo orçamento anual era de cerca de US$ 1 milhão, inicialmente, segundo falou à Bloomberg. Na nova parceria com a Complex ele continua envolvido diretamente. “É seu bebê”, conta Ecko. Em um comunicado oficial, Hawk disse que o projeto “nos dará oportunidade de cobrir a cultura skate como nunca antes”.

A Complex também edita uma revista homônimo, bem como outros nove portais, todos sobre temas jovens. O Ride Channel é o segundo a ser lançado em 2014. Em abril, eles apresentaram o Triangle Offense, focado em cultura de basquete, com Bacardi como um dos patrocinadores. A Complex também produz sites para marcas, como o Green-Label.com para a PepsiCo e o SugarString para a operadora Verizon.

A Complex e a 900 Filmes vão dividir a receita de anúncios, segundo Ecko. O Ride no YouTube, que possui mais de 760 mil assinantes, vai se tornar parte do portfólio de canais da Complex. Segundo Ecko, a parceria entre as duas é como “chocolate e manteiga de amendoim”: “juntos, podemos ter mais propostas em monetizar nossa estratégia de vídeos.”

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