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Mídia

Como é trabalhar na sede global do Facebook

Serviços de academia e barbearia, oficinas de design e uma sessão semanal de perguntas e respostas com Mark Zuckerberg são rotina para alguns funcionários


23 de julho de 2018 - 10h00

* Por Karina Balan Julio, de São Francisco

Embora tenham grandes campus com cafés abertos e outras características que remontam ao ambiente universitário, multinacionais do Vale do Silício carregam certa aura de mistério. Companhias como Apple, Google e Facebook se mostram, sob alguns aspectos, pouco transparentes em relação a seus processos. Por outro lado, vendem um modelo de organização de trabalho que é referência para startups e empresas da nova economia — imaginário composto por espaço de trabalho que combina atividades profissionais e extracurriculares.

Na semana passada, durante a quarta-feira, 18, Meio & Mensagem visitou algumas partes de um dos principais edifícios da sede global do Facebook, em Menlo Park, na Califórnia. O tour pelo campus foi feito com um grupo de 40 jornalistas internacionais, presentes para um dia de coletivas de imprensa. Os integrantes do tour visitaram, basicamente, áreas externas, e seguranças monitoraram cada passo — o grupo foi proibido de fazer vídeos ou falar com qualquer funcionário além dos do time de comunicação. O passeio mostrou, no entanto, uma faceta do trabalho em um grande player de tecnologia.

A sede do Facebook abriga cerca de 14 mil funcionários, que representam praticamente metade da força de trabalho global da empresa. Além dos colaboradores, a estrutura recebe mais de 400 mil visitantes por ano, de acordo com a empresa. Conheça um pouco da rotina dos colaboradores do Facebook e curiosidades sobre o escritório.

Uma rua chamada Hacker Way
Antes de se estabelecer em Menlo Park, no ano de 2011, o Facebook tinha sede em outra região próxima a São Francisco, em Palo Alto. O terreno em Menlo Park era sede de outra companhia de tecnologia, a Sun Microsystems. Após a mudança da estrutura do Facebook, a companhia batizou o endereço de “Hacker Way”, em homenagem aos programadores que ajudaram a criar a plataforma.

 

Entrada do escritório em Menlo Park (Crédito: Karina Balan Julio)

 

Reestruturação espacial
Após a compra da estrutura da Sun Microsystems, o Facebook teve de ajustar toda a arquitetura do edifício, que era inteiramente fechado. “A ideia era abrir o espaço e criar uma área em que funcionários pudessem interagir entre os períodos de trabalho”, explica Makara, guia do time de comunicação que  nos acompanhou durante o tour (o Facebook não forneceu o nome completo da funcionária). Apesar da conhecida identidade visual em azul, o escritório tem vários elementos em vermelho em sua arquitetura — o que se repete em todos os escritórios globais. A cor é uma homenagem à cidade de São Francisco e sua famosa Golden Gate Bridge.

 

Na foto, a placa com a frase “The Hacker Company” é uma réplica de uma placa encontrada na estrada pelos fundadores do Facebook, nos primeiros anos de atuação da plataforma (Crédito: Karina Balan Julio)

Serviços para funcionários
A política de “retenção do usuário” parece se aplicar também aos funcionários. A sede global conta com diversos restaurantes e serviços como barbearia e academia para os colaboradores. “Apesar disso, não é como se as pessoas morassem no campus, mas são coisas pensadas para que funcionários possam focar no seu trabalho e não tenham que se preocupar em resolver tarefas em estabelecimentos que ficam muito longe. Além disso, já trabalhei em empresas onde havia ‘salas de soneca’, e aqui não há nada disso justamente porque as pessoas não devem passar tanto tempo no trabalho”, afirma Makara.

 

Ao longo do caminho entre edifícios, há cabines para doação e empréstimo de livros (Crédito: Karina Balan Julio)

Transporte
A região de São Francisco é conhecida pela forte cultura do ciclismo, o que é refletido dentro da sede. Para se locomover entre os diversos edifícios, funcionários podem alugar bicicletas. Também há oficinas para que tragam as próprias bikes para revisão e conserto. De acordo com o Facebook, cerca de metade da força de trabalho da empresa se locomove até a sede por meio de modalidades compartilhadas ou sustentáveis, como bicicletas, caronas ou um dos 200 ônibus oferecidos pela empresa.

 

(Crédito: Karina Balan Julio)

Comunidades internas
A empresa trabalha com comunidades internas voltadas para interesses específicos e funcionários com atividades em comum, como grupos de esportes e ciclismo, por exemplo. Um dos grupos de “zoeira” entre os colaboradores é de compartilhamento de fotos de raposas, já que há muitas espalhadas pelas áreas externas do campus. Curiosamente, o primeiro pacote de stickers do Messenger teve como tema as raposas, uma brincadeira interna com os animais presentes na empresa.

 

Uma das placas do campus: “Somos fofas, famosas e selvagens”, diz o letreiro sobre as raposas que habitam a área externa do Facebook

Design Lab
O campus conta com uma oficina de design, com um time específico que produz cartazes e materiais personalizados para eventos da empresa. Os funcionários de outras áreas, por sua vez, podem fazer aulas de caligrafia e composição de imagens no espaço, como um hobby. Muitos dos cartazes espalhados pela sede foram realizados pelos colaboradores durante essas oficinas.

 

(Crédito: Karina Balan Julio)

Sem salas individuais
De acordo com a guia, nenhum funcionário ou executivo tem uma sala individual pois, segundo ela, todos os locais de trabalho e salas são abertas. “Nem mesmo Mark Zuckerberg tem uma sala só dele, apenas usa uma sala de conferência quando precisa”, conta Makara.

 

 

Perguntas e respostas com Zuckerberg
A empresa afirma que, todas às sextas-feiras, o CEO participa de uma sessão de uma hora de perguntas e respostas aberta a todos os funcionários e transmitida via streaming. “As pessoas podem ir até o microfone e perguntar o que quiserem, seja sobre o que ele fez no final de semana ou sobre como está lidando com a desinformação na plataforma”, descreve Makara.

 

(Crédito: David Ramos/Getty Images)

 

*A repórter viajou para os Estados Unidos a convite do Facebook

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