Como despertar a motivação nas pessoas?

Buscar

Como despertar a motivação nas pessoas?

Buscar
Publicidade

Opinião

Como despertar a motivação nas pessoas?

A falta de engajamento ou produtividade muitas vezes está relacionada a questões emocionais e não à falta de habilidades técnicas


2 de maio de 2023 - 15h00

As empresas já reconhecem a importância da motivação dos colaboradores para alcançar bons resultados (Crédito: Divulgação)

Antes de mais nada, já adianto que despertar engajamento e motivação nas pessoas não é uma tarefa fácil, mas é possível. Primeiro, preciso dizer, e você vai concordar comigo, que cada pessoa é única e possui suas próprias individualidades, motivações e valores. Com isso em mente, é fato que não existe uma receita de bolo para motivar todo mundo igualmente. Temos que compreender o que motiva cada indivíduo para encontrar maneiras eficazes de motivá-los.

Uma pesquisa realizada em 2022 pela The School of Life em parceria com a Robert Half entrevistou 800 profissionais empregados, de diferentes regiões do Brasil, com idade igual ou superior a 25 anos, sendo 620 líderes e 180 liderados. O estudo relacionou a motivação com a inteligência emocional, saúde mental e ambiente de trabalho, e revelou que as empresas já reconhecem a importância da motivação e felicidade dos colaboradores para alcançar bons resultados. No entanto, a falta de engajamento ou produtividade muitas vezes está relacionada a questões emocionais e não à falta de habilidades técnicas. Mais do que salários e benefícios, as pessoas buscam um ambiente de trabalho saudável, que apoia o colaborador e permite a conexão com seus valores e propósitos.

Em minha experiência ao longo dos anos, destaco que um dos principais pontos que faço para manter meu time motivado é fazer com que eles enxerguem propósito no que estão fazendo, assim eles conseguem gerar conexão e entender as razões de fazer o que fazem, de deixar algo ou até mesmo alguém melhor do que quando encontraram. É fundamental ser claro nos pedidos e sempre mostrar o valor de cada demanda, mesmo com a correria diária, evitando assim gerar sentimentos e inseguranças na equipe, que os desmotivem e façam com que não enxerguem valor no que estão fazendo.

A criação de um ambiente de trabalho agradável e colaborativo, no qual as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas ideias e opiniões, também é crucial nesse processo, assim como a comunicação aberta e transparente, que permite que todos se sintam parte do processo e possam contribuir para o crescimento da empresa. Usar e abusar do reconhecimento pelo esforço e dedicação de cada um do time, para que eles se sintam valorizados pelo tempo, habilidades e conhecimentos que investem na empresa. As pessoas precisam sentir que estão desempenhando um trabalho significativo e que suas ações têm um impacto genuinamente positivo.

Apesar de existirem diversos estudos e pesquisas sobre o assunto, é fundamental realizar um estudo interno para entender as motivações de cada indivíduo. Recomendo fortemente a aplicação de uma avaliação individualizada, por meio de conversas individuais, questionários ou outras ferramentas que permitam uma análise mais aprofundada.

Em resumo, a motivação é essencial para manter uma equipe engajada e produtiva, mas é necessário entender que cada pessoa é única e buscar formas de motivá-las de acordo com as suas individualidades.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • A estratégia por trás dos naming rights no Brasil

    O mercado brasileiro de naming rights ainda está em estágio inicial, mas com grande potencial de crescimento

  • Branding e influência: valores e conexão

    Os consumidores, informados como nunca, colocam grande importância na autenticidade e na integridade das marcas que escolhem apoiar ou consumir