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Opinião

Conversacional: a nova era de relacionamento e vendas

O Brasil é considerado um dos principais mercados do mundo em relação ao uso de robôs de conversação


17 de agosto de 2023 - 14h00

Imagine um mundo onde empresas podem se comunicar com os consumidores de forma instantânea, obtendo respostas rápidas e personalizadas, e estabelecendo conexões genuínas em suas interações. Assim funciona o Conversacional, que utiliza tecnologia e até mesmo inteligência artificial em canais de comunicação online, como chatbots e assistentes virtuais, para criar conexões com clientes de forma mais personalizada e autêntica.

Segundo pesquisa recente da Juniper Research, as vendas feitas por canais conversacionais devem crescer quase sete vezes até 2025, chegando a uma projeção de US$ 290 bilhões. Essa estratégia já vem moldando o presente e, consequentemente, o futuro do marketing e das vendas de maneira impressionante. Em sua essência, a abordagem Conversacional pode percorrer toda a jornada do cliente, desde a geração de leads até o suporte pós-venda, e assim criar uma experiência positiva e consistente de relacionamento.

Dentro das mais diversas plataformas de mensageria para explorar essa estratégia, o WhatsApp se destaca como principal expoente. De acordo com uma pesquisa da Infobip Brasil, o aplicativo está presente em 99% dos celulares no Brasil, com mais de 80% da população interagindo com as marcas por meio dessa plataforma, seja para conhecer mais sobre a empresa, seja buscar suporte ou adquirir produtos e serviços. Somado a isso, também é o principal canal de comunicação de 86% dos vendedores no Brasil, como mostra a pesquisa Panorama de Vendas, que realizamos neste ano com mais de 1,7 mil empresas.

Vale destacar também que o WhatsApp pode ser utilizado para enviar mensagens de marketing direcionadas, como promoções, lançamentos de produtos ou eventos especiais, sendo o canal preferido de 79% dos usuários no Brasil para se comunicar com marcas e empresas, segundo a Opinion Box. E isso tem relação com a boa experiência gerada, uma vez que as mensagens podem ser entregues de forma personalizada a uma audiência segmentada, com base nos interesses do cliente e com possibilidade de resposta em tempo real, aumentando a probabilidade de engajamento.

O Brasil é considerado um dos principais mercados do mundo em relação ao uso de robôs de conversação, tanto por texto quanto por voz, tendo registrado uma média de 4,5 bilhões de mensagens por mês em 2022, de acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, e ainda há muito espaço para crescimento. Com o contínuo desenvolvimento tecnológico e o aumento da aceitação do público, é fundamental utilizar os dados e insights gerados para garantir a qualidade do relacionamento e destas interações e, assim, aumentar o valor estratégico da tecnologia em áreas além do marketing. Empresas que conseguem usar o Conversacional conectado aos insights gerados pelas suas bases de dados conseguem aumentar a eficiência da máquina de vendas e obter um aumento significativo de impacto em negócios fechados.

Um dos pontos que considero chave para esse sucesso é a possibilidade de criar um funil mais fluido e acelerado por meio desse canal e tecnologia. É uma estratégia que está ao alcance de todos aqueles que decidirem abraçar a inovação e aprimorar a forma como se comunicam. Em um mundo digital e conectado, as empresas que souberem utilizar o Conversacional de maneira eficaz vão se destacar e construir relacionamentos mais significativos com seus clientes, por meio de diálogos autênticos e relevantes, e estarão na vanguarda dessa revolução do relacionamento e das vendas.

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