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Opinião

Informação, inspiração e conexão

Publicação mais valorizada da América Latina pelo mercado de comunicação e marketing, Meio & Mensagem estreia marca, posicionamento e atualização gráfica que reforçam seu valor histórico de credibilidade


7 de março de 2022 - 9h38

A edição desta semana (nas versões impressa, para aplicativo mobile e para acesso via acervo digital) apresenta o rebranding de Meio & Mensagem. Um projeto que envolveu dezenas de profissionais nos últimos dois anos e inclui a mudança da marca e a adoção de um novo posicionamento, criados pela agência Ana Couto, assim como a atualização do projeto gráfico, desenvolvida pela equipe interna de designers e jornalistas. Vencidas as dificuldades de o processo ter se desenrolado paralelamente às limitações impostas pelo combate à pandemia de Covid-19, esta edição foi a escolhida para a estreia pela coincidência de que é a de número 2.000 da publicação.

O ponto de partida para as mudanças agora implementadas foi a necessidade da marca e da comunicação de Meio & Mensagem expressarem de modo uníssono a evolução da empresa como plataforma de produção e disseminação de conteúdo multiplataforma, que atualmente inclui, além da edição semanal (nas versões impressa, para aplicativo mobile e para acesso via acervo digital) e do site, os eventos, premiações, vídeos, podcasts, webinars e projetos de branded content. A proposta da Ana Couto condiciona tal avanço ao fortalecimento das origens, motivo pelo qual o novo &, símbolo do veículo, remete ao original, de abril de 1978, quando circulou pela primeira vez. Esse legado, prestes a completar 44 anos, é reconhecido pela indústria de comunicação, marketing e mídia, que é o foco de sua atuação e o ambiente de trabalho de seu público.

Nas pesquisas que municiaram a elaboração do novo posicionamento, e que ouviram parceiros estratégicos em clientes, agências e executivos de marketing, ficaram claras as conotações dadas à marca de presença indispensável na rotina de lideranças e profissionais, de ferramenta essencial de conhecimento que impulsiona carreiras e de ponto de encontro e networking do mercado. Neste ambiente, a credibilidade sedimentada pela mídia impressa encontra a multiplicidade das plataformas digitais, que possibilitam a circulação de conteúdo compartilhável. Desta constatação surgiu o novo slogan de Meio & Mensagem: “Informa, inspira e conecta”. Na comunicação, o & simbólico abre espaços para representar associações que unem criatividade e negócios, aprendizado e networking, reflexão e celebração, com o mote ‘Você & tudo do mercado’.

O histórico de conteúdo que influencia interesses e opiniões, reconhece trajetórias de sucesso e dá visibilidade a talentos e ideias que moldam o futuro da indústria pode ser comprovado pela mais recente pesquisa Agency Scope, realizada nos principais mercados da América Latina (Brasil, Argentina, Colômbia e México), que aponta Meio & Mensagem como a fonte de informação mais valorizada pelos profissionais de comunicação e marketing da região.

A relevância já consolidada não inibe o desejo e a necessidade de aprimoramento no relacionamento com público, parceiros e mercado. E, neste ponto, Meio & Mensagem se junta a diversas outras marcas de mídia que se reposicionaram recentemente com desafios de manter a audiência fiel, conquistar mais adeptos, se adequar a novas plataformas ou expressar de forma mais nítida a atuação em múltiplas atividades, sobretudo no campo digital, como mostra reportagem nesta edição.

Esta edição tem, ainda, um outro aspecto especial, já que circula na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Como tem feito nos últimos anos, Meio & Mensagem publica reportagem especial nesta data também para abrir a temporada do ano corrente do projeto Women To Watch, que está turbinado em 2022 com o lançamento, neste mês, de uma plataforma digital de conteúdo, além de um novo evento: o Women To Watch Summit, que se realizará no dia 13 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo, com o tema “Faces de um presente movediço’.

Apesar de comemorar a data, é preciso considerar o seu caráter reducionista, como faz Gabriela Rodrigues, head de cultura e impacto na Soko, que estreia no nosso time de colunistas fixos, assim como Eduardo Simon, CEO da Galeria. Duas vozes que chegam para reforçar a pluralidade de conteúdo de Meio & Mensagem.

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