Twitter

Dos consoles para as arenas

Jogadores e fãs se conectam, criam tendências e transformam a cultura na plataforma — e fora dela

i 12 de setembro de 2019 - 18h18

A indústria de games foi, por muitos anos, considerada nicho. Não somente por estar restrita a um público com acesso a consoles que demandavam relativo investimento, mas também pela associação a grupos específicos de fãs de jogos. No entanto, a trajetória deste mercado — desde os tempos do icônico Atari, passando pelos fliperamas e chegando às arenas — reforça que games deixaram de ser nicho para se tornarem negócio, profissão e estilo de vida.

Parte do pequeno público que se encontrava para disputar jogos, os atletas de #gaming — homens e mulheres — hoje colocam as estratégias em frente à tela no patamar dos esportes. No Twitter, eles compartilham lançamentos, conversam sobre as disputas e comentam as últimas tendências — muitas vezes ditadas por eles mesmos. Além de, claro, estarem sempre conectados com suas comunidades de fãs.

O canadense Albert Chang (@Thealbertchang), por exemplo, reúne música, mágica, cosplay e games no conteúdo que produz no Twitter, atraindo milhares de fãs. Com sua atuação na plataforma, Albert não está apenas engajando com sua base de fãs, mas ajudando a mudar a maneira como as pessoas enxergam as comunidades de jogos. Dados do Twitter mostram que 42% das pessoas na plataforma seguem marcas de jogos com o objetivo de entender mais sobre o ecossistema e se conectar com os criadores dos games. Outros 49% dos jogadores têm mais probabilidade de compartilhar opiniões e recomendações do que em outras plataformas.

A nova fase da interação

A cultura gamer não está isolada. Ela se conecta com a cultura pop, com outras vertentes do entretenimento e também com o futebol. Com apenas algumas palavras no Twitter, o atleta britânico de e-sports Tass (@fazetass), por exemplo, reúne fãs e seguidores em tornos de assuntos que envolvem futebol e jogos eletrônicos. Esses tipos de conversas relacionadas a assuntos transversais estão levando a interação a um novo nível de influência, fazendo com que ela vá além do que apenas descobertas. Albert e Tass são apenas dois dos milhares de jogadores no Twitter que estão conversando e, ao mesmo tempo, transformando a cultura. Entre na torcida e faça parte das conversas.

#ComecePelasPessoas. #ComecePelasPessoas no Twitter.