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A implementação mobile. Por Fabiano Destri Lobo
A implemeManaging director da MMA mostra dez dicas fundamentais a serem tomadas em consideração na identificação desse profissionalntação mobile. Por Fabiano Destri Lobo
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5 de julho de 2013 - 10h11
Por Fabiano Destri Lobo
Managing director da Mobile Marketing Association
Em recente viagem ao Chile, tive o prazer de conversar durante algumas horas com Ana Paola Teixeira, consultora em Mobile Strategy e jurada da categoria mobile em Cannes no ano passado, quando pela primeira vez o canal tornou-se uma categoria oficial. Entre várias coincidências, descobrimos que nossas expectativas em relação aos cases inovadores que seriam apresentados agora em 2013 eram parecidas: Mobile integrado a outros meios e canais (como TV, Rádio, Cinema e Impressos); mobile como vetor de geo-localização e comércio eletrônico; e mobile como serviço aplicado a outras mídias digitais e sociais (como Revistas, Facebook, Twitter, Instagram). Após o Festival, dando seguimento à nossa conversa, coincidimos novamente ao observar que, apesar do valor que vemos no desenho e execução de uma estratégia de mobile marketing, o real catalisador das transformações de mobilidade dentro de uma organização é o fator humano. Decidimos então escrever este artigo a quatro mãos para entregar nosso perfil desse profissional, que batizamos de “Mobile Champion”.
As transformações dentro das grandes organizações dependem, em primeira instância, das diretivas partidas da alta gerência. Sua execução é mais “fácil” quando são transformações alinhadas com o modus operandi da organização. Porém, no caso de transformações que implicam uma nova forma de fazer as coisas e que requerem um alto nível de criatividade, como é o caso de Mobile, o catalisador é o fator humano, um profissional que representa a transformação. Especialmente em mobile, esse profissional é o campeão da causa, a qual converte em sua própria e a exerce como profissão de fé. Chamamos esse profissional de “Mobile Champion”.
O Mobile Champion tem muita, muita visão. Entende o potencial que mobile entrega à organização para apropriar-se dos benefícios que outras mídias não têm condições de oferecer ou o fazem de forma limitada. Para ter sucesso nas transformações de mobilidade, o Mobile Champion coloca seu foco de forma estruturada, desenha a estratégia de mobile com visão de futuro, envolve no processo uma pequena equipe própria e gera alianças em outras partes de organização para “o bem da causa”. O Mobile Champion engaja e energiza todos aqueles envolvidos em fazer da estratégia de Mobilidade uma realidade.
Além de ser um bom profissional de gerência, o perfil-chave do Mobile Champion tem dez traços fundamentais a serem tomados em consideração na identificação desse profissional.
1. Pessoa com pé no presente e olho no futuro
2. Apaixonado pelo canal e pela experiência do usuário no mobile
3. Entende que o canal mobile é para criar relacionamentos de longo prazo com consumidores.
4. Entende que Mobile não é só celular e tablet, e sim qualquer plataforma “mobilizável”
5. Não tem medo de experimentar mais de uma vez, pois sabe que fracassar é não persistir no desenvolvimento do canal.
6. Tem a capacidade de desenhar um roadmap com um horizonte de pelo menos 36 meses, construindo iniciativas progressivas
7. Sabe criar os kpi para medir os resultados de suas iniciativas
8. Entende o papel catalisador do Mobile em outros âmbitos digitais, como por exemplo, no comércio eletrônico
9. É capaz de criar uma equipe pequena, flexível, perseverante e rápida na implementação das iniciativas
10. Entende que o sucesso de seus esforços ajudará a infiltrar o Mobile nas outras áreas da organização
O seu Mobile Champion pode estar bem mais perto de você do que pensa, mas se não estiver, vale a pena iniciar a busca o mais rápido possível. Pois mobile não é tendência, é um processo irreversível.
*Co-autora: Ana Paola Teixeira, consultora de estratégias mobile
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