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A motivação humana na avaliação e otimização de sites
Phillip Klien, fundador da Predicta, aponta cinco elementos vitais que podem estar obstruindo o desempenho do seu site
A motivação humana na avaliação e otimização de sites
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BuscarPhillip Klien, fundador da Predicta, aponta cinco elementos vitais que podem estar obstruindo o desempenho do seu site
16 de abril de 2013 - 10h35
Por Phillip Klien (@pklien)
Fundador da Predicta e CEO do SiteApps
Ao avaliar influência e qualidade do seu site, às vezes é preciso dar um passo atrás e priorizar as necessidades fundamentais do site a partir do zero. Muitas vezes ficamos tão envolvidos em táticas de otimização que não nos damos conta de que elementos vitais de nossos sites podem estar obstruindo seu desempenho.
Antes de se preocupar em melhorar características avançadas do website, é importante mapear as preferências de otimização na web de forma antropomórfica. Isso pode ajudar a entender como priorizar as melhorias em sites.
Há muitos modelos de taxas de conversão e maturidade de sites, mas uma maneira útil de promover otimização de websites é com base na personificação.
A Hierarquia das Necessidades de Maslow (Maslow’s Hierarchy of Needs) sugere cinco níveis de necessidades humanas básicas que devem ser saciadas.
Primeira necessidade: infraestrutura
Como o corpo humano, um site tem necessidades vitais para que ele sobreviva e seja funcional.
– Prioridade de hospedagem: Enquanto a nuvem continua a apresentar riscos, ela ainda é uma opção superior de hospedagem. No entanto, é essencial determinar o que melhor se adequa ao seu site e avaliar se é o momento de mudar.
– Linguagem de Programação: A mudança da plataforma de hospedagem pode apresentar desafios significativos por causa da linguagem de programação. Esta escolha deve ser feita em função das necessidades de sua empresa em longo prazo.
Segunda necessidade: segurança e estabilidade
Com as necessidades fisiológicas atendidas, devemos então ter segurança e estabilidade.
– Seguro e protegido: Em 2011, foram mais de US$ 130 bilhões de perdas em violações de dados corporativos, segundo o Instituto Ponemon. Se o seu site ainda não tem proteção, não há porque implementar táticas avançadas.
– Calculando o tempo de carregamento: O teste de quanto tempo um site leva para carregar pode ser feito com o Pingdom. Será preciso reformulação no provedor de hospedagem e/ou na arquitetura do site se demorar mais de 10 segundos.
– Teste de Usabilidade: Os visitantes têm noções preexistentes de como certos elementos do seu site devem funcionar. Para testar a usabilidade, primeiro mapeie as interações relevantes dos usuários com seu site. O Five Second Test executa testes simples com este propósito.
– Teste de tarefas: Com a Usability Hub é possível solicitar aos usuários a execução de determinadas tarefas que testam como eles estão usando seu site.
Terceira Necessidade: ser encontrado
Depois de satisfazer as necessidades físicas e de segurança do seu site, você pode começar a se concentrar no objetivo de ser encontrado na web.
– Tendências web (web trends): Com a ferramenta do Google Trends é possível identificar quais palavras-chave são tendências e se esses termos podem mudar.
– Integração Social: Com o Facebook entrando no mundo da pesquisa com o Graph Search, é importante olhar a sua presença social como parte de uma estratégia mais ampla de pesquisa.
– Marketing de Conteúdo (Content Marketing): A oferta de conteúdo abrangente pode ser o ingrediente que falta na sua estratégia de busca e ajudar na construção da marca.
Quarta necessidade: otimizado para conversão
Agora que o site é procurado e descoberto, é preciso começar a otimizá-lo para a conversão para que ele sirva duplamente com sucesso ao seu negócio e ao propósito dos usuários.
– Analytics: Concentre os esforços em compreender o que está acontecendo aos usuários no funil de conversão para identificar onde você os está perdendo.
– Teste A/B: Desenvolver hipóteses para otimizar os aspectos cruciais do site, como testar que manchete e qual “call-to-actions” (chamadas no botão de ação) as pessoas reagem. É melhor começar pelo mais simples, mas vale mudar regularmente elementos de seu site para acompanhar o impacto das mudanças. Uma plataforma para testes A/B é o Optimizely.
Quinta necessidade: prever o comportamento do usuário
A fim de fazer o seu site prosperar, você precisa surpreender e encantar os usuários com o inesperado.
– Personalização: Usando um sistema de tag-based, você pode implementar diferentes experiências para grupos de usuários distintos. Isso faz com que cada navegação seja única para cada usuário, fortalecendo seu funil de conversão.
– Gamification: Tente oferecer diferentes incentivos que evoquem os comportamentos desejados de seus usuários e veja-os darem resultados.
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