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As redes sociais caminham em “dog years”. Por Bety Tichauer
O ?hoje? e o ?amanhã? nas mídias sociais são dinâmicos e velozes e, mesmo que você não trabalhe na área, procure entender por seus filhos e netos
As redes sociais caminham em “dog years”. Por Bety Tichauer
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BuscarO ?hoje? e o ?amanhã? nas mídias sociais são dinâmicos e velozes e, mesmo que você não trabalhe na área, procure entender por seus filhos e netos
9 de janeiro de 2014 - 5h03
POR BETY TICHAUER
Diretora de marketing da Visa do Brasil
Se você se interessa pelas mídias e redes sociais, acho que existem 3 tipos de pessoas que irão ler este artigo:
1) as pessoas que têm algumas dúvidas sobre as mídias sociais (tipo eu, ontem);
2) as pessoas que já entendem tudo sobre as mídias sociais (tipo eu, hoje);
3) as pessoas que têm certeza que não entendem NADA sobre as mídias sociais (tipo eu, amanhã).
Só um detalhe: não é um "ontem" entre aspas de 1 ano atrás. E não é um "amanhã" do futuro daqui a 5 anos. As mídias socias caminham em "dog years".
O ontem foi na reunião que você fez de manhã com um monte de experts em redes sociais, que conhecem ferramentas de medição, conhecem os cases de sucesso, sabem todos os recursos disponíveis em cada plataforma – Twitter, Facebook, Google+ -, e sabem, principalmente, como "engajar" o seu público alvo. Aliás, o "engajar" é o novo "alavancar". É a palavra da moda para gente que entende tudo sobre o assunto, mas pode ser resumido em "eu me interesso pelo que você está dizendo”. Mas se você usar a palavra "engajar", mostra que sabe bem mais sobre o que está falando.
Nessa reunião, eles mostram coisas quase inacreditáveis que te deixam surpreso e assustado ao mesmo tempo. Você disfarça a surpresa porque, afinal, "você só tem ALGUMAS dúvidas" sobre as redes sociais. Mas, lá no fundo, você pensa (como é possível que eles saibam quantas pessoas no planeta estão pensando em viajar no mês que vem?). Você faz cara de "óbvio!!" e, de repente, já sabe tudo sobre o retargeting, o remarketing, o recalculating, o bidding, o beeping, a porcentagem de engajamento, o post, retweet, o top, o down, o PTAT, o índice, os do’s e os dont’s, as fotos que funcionam, o dark post, o earned, o free, o view, trueview, o review, o fullview..assim…tudo…tudo mesmo.
O "hoje" das mídias sociais é o almoço com um amigo seu que não sabe nada e você conta pra ele tudo que é possivel fazer. E, nessa hora, você sabe tudo… mais que tudo, você até acha que vai conseguir mudar o mundo com tanta coisa íncrivel que dá para fazer. Você fala para ele "Juro…o seu consumidor clica no tênis em uma loja virtual…e depois você consegue perseguir o potencial comprador até ele comprar o tênis…é quase uma mágica. O tênis fica aparecendo para ele em todos os sites que ele for".
E, finalmente, tem o "amanhã", que é na semana seguinte. Você entra na reunião com os experts de novo (que em sua maioria não tem mais de 30 anos…sem preconceito nenhum…é inveja pura mesmo) e descobre que, agora que você aprendeu TUDO aquilo "ontem", já há mais 393 coisas que você não sabia. Mas não é que você não sabia porque não tinham te explicado "ontem", e sim porque eles inventaram entre "ontem" e "hoje" e você mais uma vez não sabe mais nada…
E daí você chega nas suas férias e sua sobrinha de 15 anos (que NÃO tem mais Facebook), te mostra um aplicativo que manda mensagens e se auto apaga automaticamente (uma autodestruição) depois de 10 segundos que foram lidas, impedindo qualquer pai ou mãe, como eu ou você, de ler o que foi escrito.
Moral do artigo: mesmo que o seu trabalho não exija que você saiba nada sobre redes sociais, mas você tem filhos ou netos e se preocupa com eles, é melhor manter-se informado, na medida do possível. Mantenha o seu "hoje" sempre em dia! Quem quiser almoçar, explico tudo que aprendi "ontem".
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