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16 de outubro de 2017 - 7h06
Por David Reck (*)
Não existe uma fórmula única ideal para todas as mesas de compra de mídia. Cada caso é um caso, por isso é fundamental uma camada de consultoria antes de qualquer tomada de decisão na hora de investir em tecnologias e serviços desse tipo.
A mesa traz diversos benefícios. Coloca várias disciplinas antes dispersas todas dentro de casa. Isso implica em maior velocidade de decisão e de contra-ataque, além de uma precisão muito maior.
Mais do que isso, a gestão centralizada e otimizada de suas operações de mídia implicarão também num alcance cada vez maior da sua inteligência de mercado ligada a negócios. Vai além da mídia.
Entao, reforçando, o tipo de configuração que uma mesa pode ter é muito particular, pois não existe uma receita pronta. Existem alguns métodos que entendemos como assertivos, mas que também dependem do momento em que o anunciante está.
No entanto, algumas áreas são vitais em toda mesa de mídia, como BI, operação de mídia, que chamamos de adops, por um lado, e de outro, processos, plataformas e pessoas que realizem um desdobramento das peças rapidamente, profissionais plugados à dashboards e gestão de audiências em tempo real. É a partir dessas coisas que toda mesa de mídia começa a ser configurada.
É necessário definir previamente toda a parte de tecnologia, especificando plataformas que serão utilizadas, como será o processo de integração entre elas e o que existe de melhor no mercado para cada empresa e para cada conjunto de clientes.
De novo, a camada de consultoria é vital aqui.
A outra camada a ser especificada é a de serviços, quem são os integrantes, como será o processo, o fluxo, a metodologia que será utilizada, qual é o resultado esperado.
A terceira camada que deve ser definida é a de legal complience, para decidir itens como o armazenamento de dados, sigilo em compartilhamento de informações, quais tipos de informações estão disponíveis nos dashboards, entre outros.
O trabalho realizado é extenso, mas o importante é começar e ir ajustando com o tempo.
É essencial trabalhar na publicidade online com cara de online, e não como vem sendo feito até agora, da maneira tradicional, sem valorizar ao aparato tecnológico que temos à disposição.
Se você está pensando em montar uma mesa de mídia, precisa antes pensar em tudo isso. Ou vai desmontar uma mesa de mídia.
(*) David Reck é sócio-fundador e CEO da Reamp.