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Como as marcas podem surfar a nova onda do Snapchat sem levar caldo

Há um ano, o app tinha mais de 100 milhões de usuários ativos por dia; sete meses depois, o número saltou para 6 bilhões de visualizações por dia

e Celso Forster
16 de maio de 2016 - 13h45

o-SNAPCHAT-facebook.jpgE aí caro leitor, tem usado o Snapchat? Quantas celebridades você segue? Tem usado os filtros para mesclar seu vídeo com a imagem de um cachorro ou gato, criando assim uma caricatura com movimento? E a sua marca? O seu cliente? Já fez alguma ação nessa plataforma? Ainda não? Bom, neste caso é melhor pensar (e agir) rápido. Afinal, muito provavelmente seu concorrente já deve estar um passo à sua frente.

Afinal, essa é a onda a ser surfada nas redes sociais, com uma atratividade gigantesca. Em maio passado, o cofundador e CEO do Snapchat, Evan Spiegel, revelou que a empresa tinha, então, mais de 100 milhões de usuários ativos por dia, sendo que mais de 65 milhões deles enviam fotos ou vídeos. No final do ano passado, sete meses depois, esse número saltou para 6 bilhões de visualizações por dia em todo o mundo. E, tenha certeza, esse número continua crescendo e assim seguirá por um bom tempo.

Em alta também está a quantidade de marcas que tem buscado desbravar o uso do Snapchat para sua comunicação, inovando e experimentando. Em menos de seis meses, ativamos mais de 20 ações de empresas na nova rede social, o que representa cerca de 6% de todas as nossas campanhas em três anos de operação.

No campo das celebridades, grandes catalisadores do crescimento exponencial do Snapchat, alguns demoraram para aderir à ferramenta, mas não conseguiram ficar de fora. Foi o caso do jogador Neymar, conhecido por administrar pessoalmente suas redes sociais, e que só abriu um perfil do Snapchat em janeiro deste ano. Com 55 milhões de seguidores no Facebook, 40,5 milhões no Instagram e outros 21 milhões no Twitter, o jogador demorou para aderir ao Snapchat. Porém, a força da rede e do círculo de amigos o conquistou e hoje o Snap Tag “ene_jota” é uma das mais seguidas e acompanhadas em todo o mundo. O Snapchat, aliás, mostrou sua força diretamente ao craque ao render, recentemente, uma polêmica para o jogador quando um suposto affair, a atriz Chloë Grace Moretz, postou um Snapchat ao lado do jogador, gerando uma avalanche de comentários na internet e nas revistas de celebridades de todo o mundo.

Até o Padre Fábio de Melo é um dos aficionados pela ferramenta e a utiliza com grande desenvoltura, aproveitando sua principal essência, o imediatismo, e o fato de que os posts desaparecem em apenas um dia (24 horas antes de desaparecer). Através do Snapchat, o padre não tem medo de assumir o bom-humor e até fazer declarações com teor que possa gerar polêmicas, como o fez recentemente: “Por falar em Pequeno Príncipe, que molequinho chato. As pessoas mais pegajosas que eu encontrei na minha vida, adoravam as frases do Pequeno Príncipe”, disse, no Snapchat, sobre a obra de Antoine de Saint-Exupéry.

Claro, todos querem demarcar território nessa ferramenta de comunicação que fala diretamente com os millennials e, por que não, com as gerações um pouco mais velhas também. O desafio, porém, é entender como promover marcas em uma rede em que os posts somem em 24 horas. Ainda não existem certezas absolutas. O manual do sucesso garantido está para ser escrito. Estamos na fase de tentativa e erro e, a cada nova ação, a experiência nos ensina mais. Mas uma coisa é clara: as empresas que ativam o Snapchat estão acumulando conhecimento e sairão na frente no uso pleno da rede social.

Então, chega a hora de entregar um pouco do ouro e dividir algumas experiências e possibilidades de ativação no Snapchat:

– Cobrir o lançamento de um novo produto, transformando um evento que seria para poucos numa ação que chega a milhares de pessoas, e tudo isso ao vivo!

– Desenvolver pílulas sobre como usar ou melhorar o desempenho de produtos e serviços. Na prática, um tutorial em tempo real;

– E, por que não mostrar “ao vivo e em cores” os bastidores da gravação da sua nova campanha publicitária como as Havaianas fizeram através do Snapchat do blogueiro Hugo Gloss? Protagonistas, maquiagem, figurinos e rápidas entrevistas com os atores, diretor, maquiador e tudo que o público gostaria de ver.

– Isso sem falar naquele evento de rock que está acontecendo no Autódromo de Interlagos e é patrocinado pela sua marca, que pode envolver uma enorme legião de seguidores da sua marca ou da celebridade que foi escalada para fazer essa “transmissão” mostrando como está o clima por lá, quem são as próximas bandas que vão se apresentar, o que a galera está curtindo mais, como fizemos com Sempre Livre no festival Lollapalooza;

– Por falar em celebridades, elas podem ser um excelente ponto de apoio para sua comunicação no Snapchat. De atletas a apresentadores, a ícones da música e cinema mundiais, os formadores de opinião já estão consolidando audiências fiéis, viralizando conteúdo e levando temas para além da plataforma;

– Aproveitando que os posts duram apenas 24 horas, fazer uma ação relâmpago de concessão de benefícios, bônus e brindes, incentivando a proximidade cotidiana do seu público-alvo;

– Uma estratégia muito inteligente pode ser integrar a ativação no Snapchat com outras redes sociais, ampliando seu alcance e efetividade. Mas respeitando a linguagem, estilo e possibilidades de cada plataforma;

– Enfim, a criatividade não tem limites. Ou, ao menos, não descobrimos ainda.

– E como tudo isso é medido? O analytics será a informação que você vai querer entender. Quantas pessoas foram alcançadas, quantos posts viram? E por quanto tempo? E o influenciador tem um importante papel na obtenção dessa informação.

Então? Vai querer ficar de fora e deixar seu concorrente nadar de braçada? Minha sugestão: não perca tempo e entre o quanto antes nas águas dessa revolucionária rede social. Teste, mensure, aprenda, se aperfeiçoe e seja feliz.

(*) Celso Forster é sócio e diretor de atendimento da BR Media Group

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