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7 dicas para alavancar seu conteúdo em social media

Veja alguns exemplos de como direcionar seu conteúdo e como aproveitar melhor as ferramentas sociais


6 de março de 2014 - 10h31

“Conteúdo é fogo. Mídia social é gasolina”.

A analogia, utilizada por Jay Bayer, resume o papel fundamental do conteúdo em qualquer campanha de marketing, enquanto a mídia social amplia o alcance dele. Está claro: os anunciantes devem priorizar o conteúdo em suas iniciativas de marketing. As pessoas encontram conteúdo em uma busca do Google e é o que elas compartilham em canais da mídia social. O conteúdo é a ponte que conecta as marcas com os consumidores e é o que impulsiona vendas.

Mas, antes de simplesmente criar um vídeo e postar no Facebook, você precisa montar uma estrutura para aquilo que pretende compartilhar em seus perfis de redes sociais. Comece com estas sete dicas para potencializar seu conteúdo de mídia social:


1. Conheça sua audiência

Se você não sabe qual é seu público, como se conectará a ele? Mais do que mapear idade, gênero e localização, você deve entender os interesses, necessidades e comportamento dessas pessoas.

Ferramentas como o Facebook Custom Audiences podem ser úteis para acumular dados sobre sua audiência.

 

2. Ofereça valor
Seu conteúdo deve oferecer algum tipo de valor à sua audiência, como educação, produtividade, entretenimento e redução de custos. Para o consumidor, não deve parecer marketing, mesmo que você saiba que seja. Certifique-se que sua marca acompanhará o consumidor a cada passo até a decisão de compra.

 

3. Amplie a conversação
Marcas, especialmente as B2B. tendem a ser egocêntricas. Só falam sobre si mesmas – benefícios, cultura, staff, números, etc. Consumidores não querem ouvir isso. Eles também são egocêntricos e querem saber o que sua marca pode fazer por eles.

Para expandir essa conversação e tirar o foco da sua marca, você deve construir pilares de conteúdo, que servem para atender as necessidades do consumidor e esclarecer os objetivos da marca.

Um exemplo disso é o case da Whole Foods e seu combate à pobreza nos EUA, um tópico que não está direcionado aos produtos da marca, mas sim a influenciar o público.

 

4. Enxergue além do Facebook e Twitter
Criar conteúdo não significa que os usuários vão se engajar com sua marca. Você precisa atrair atenção para o que criou em diferentes canais, não apenas os grandes. Pergunte a si mesmo de que formas é possível maximizar o valor de cada conteúdo e campanha. É possível torna-lo mais compartilhável e visível no website? Você está usando o Google+ para postar links de seu conteúdo? (Se não, recomendo que comece a utilizar a plataforma hoje, pois ela realmente impacta o ranking orgânico.

5. Conheça suas dimensões
As pessoas compartilham coisas não porque parecem boas, mas porque esse conteúdo faz com que as pessoas pareçam boas. Se a imagem de seu conteúdo está borrada, cortada e pixelada, não será compartilhada em canais de social media. Seu conteúdo precisa atender a diferentes canais e sua audiência precisa achar que vale a pena compartilhá-lo no canal achar melhor.

 

6. Não ignore o impacto do SEO
Não é mais válido falar sobre a intersecção entre social e SEO. Os dois serviços são um esforço conjunto para potencializar todas as plataformas digitais. Separar esses departamentos vai te prejudicar hoje e amanhã.

7. Mensure o sucesso
Antes de criar apenas um conteúdo para postá-lo no Facebook, determine o objetivo do conteúdo e quais métricas você usará para medir a performance. Identifique as métricas mais importantes a partir de cinco fatores:

Visibilidade: impressões, alcance, menções

Consumo: cliques, visitas; tráfego

Engajamento: likes, compartilhamentos, 1+

Ações: vendas, downloads de PDF, assinaturas de newsletter e navegação do site

Impacto do SEO: atividade e tráfego do site, backlinks orgânicos e engajamento específico em certos conteúdos

Com informações do Mashable 

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