Apple celebra 30 anos do primeiro Macintosh
Computador pessoal da empresa fundada por Steve Jobs completa três décadas na vanguarda da tecnologia
POR RAISSA COPPOLA
Do Meio & Mensagem
Há exatos 30 anos, a Apple apresentava ao mercado a primeira versão do Macintosh, o revolucionário computador pessoal vendido à época por US$2.500.
Para marcar as três décadas, a Apple colocou no ar, nesta sexta-feira 24, um site interativo que reconstrói a linha do tempo do Mac desde sua criação até os dias atuais.
A companhia também preparou um vídeo (veja abaixo) com depoimentos de profissionais que utilizam o Mac em sua rotina. Entre as personalidades que participam do filme estão o médico Maki Sugimoto, o produtor musical Moby e a designer April Greiman.
Com interface simples e de fácil utilização, o Macintosh 128K logo caiu nas graças dos consumidores americanos e, ao longo dos anos, tornou-se queridinho em todo o mundo.
O computador foi lançado com grandes esforços de comunicação. Steve Jobs e seus executivos desejavam um anúncio massivo para a ferramenta. Nada melhor, então, do que anunciar no Super Bowl, o evento de maior audiência do mundo. Foi assim que nasceu o comercial futurista 1984, criado pela Chiat Day e dirigido pelo cineasta Ridley Scott.
Assista ao vídeo comemorativo: