Assinar

Content marketing: 3 perguntas que CEOs devem fazer

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Content marketing: 3 perguntas que CEOs devem fazer

Buscar
Publicidade

Notícias

Content marketing: 3 perguntas que CEOs devem fazer

Antes de criar o conteúdo, é importante saber qual é o seu foco, como será distribuído e o que será mensurado


19 de novembro de 2014 - 10h45

Muitas empresas contam com o apoio de uma equipe de marketing (e de agências também) para se dedicarem ao content marketing e transformarem seus esforços em gerar leads. Assim, elas estabelecem um budget, financiado principalmente pela realocação de alguns investimentos que não estão trazendo resultados (publicidade impressa, direct mail, eventos, etc). Porém, esse território ainda é desconhecido para a organização, que necessita de suporte e direções estratégicas. Confira abaixo 3 perguntas que CEOs devem fazer à sua equipe para certificar-se de que o trabalho de content marketing será eficaz:

1. Qual é o foco do conteúdo?
Antes de criar o conteúdo, as marcas devem ter consciência do motivo de estarem criando. Isso pode ser determinado com base em uma pesquisa sobre os consumidores ideais e sua jornada de compra.

O bom conteúdo é educacional: empresas devem se lembrar de que o objetivo final é resolver os problemas do cliente, e a melhor maneira de fazer isso é por meio da educação. O conteúdo deve ser focado nos compradores, no mínimo, 80% do tempo. Os outros 20% devem ser dedicados à empresa, com foco nos benefícios oferecidos em vez de especificações de produtos.

A verdade é que os consumidores não se importam com a empresa e seus produtos, apenas com si próprios. Por isso, o foco deve ser os benefício, pois eles atingem os desejos emocionais. Características de produtos são desprovidas de emoção.

Outra pergunta que deve ser feita é como o conteúdo vai permanecer na mente do cliente em vez do catálogo de produtos. Alguns pontos que devem ser explorados para conquistar essa audiência são:

 

– Pesquisa de palavras-chave
– Fóruns da internet
– Notícias populares da indústria
– FAQs
– Objetivos dos clientes
– Desafios dos clientes

 

Antes de criar qualquer conteúdo, é importante pensar em quem ele irá ajudar. Se a resposta não for claramente os consumidores, é hora de parar e reajustar a estratégia.

2. Como o conteúdo será distribuído?
Se o conteúdo não for distribuído ao público certo no momento certo, ele será totalmente irrelevante. Por isso, é importante investir em estratégias de social media (relacionadas aos hábitos do consumidor), automação, newsletters, eventos, etc.

Consistência é igualmente importante quando o assunto é distribuição de conteúdo. Por exemplo, as publicações devem ser diárias? Semanais? E o conteúdo premium, como ebooks? Mensais? Enquanto a frequência for responsável por resultados mais rápidos, a consistência é o que prevalece.

3. O que será mensurado?
Muitos profissionais de marketing e de agências mais tradicionais não estão acostumadas a receberem o crédito por seu trabalho. Agora eles podem, e isso é capaz de gerar um grande efeito positivo.

O propósito de mensurar e analisar as atividades de content marketing é sinalizar a empresa o que está funcionando e o que não está. É importante saber também o motivo dos sucessos e fracassos.

As empresas devem estar atentas para não serem enganadas por métricas desprovidas de sentido, como o número de curtidas no Facebook ou de seguidores no Twitter (estas podem ser facilmente compradas). Em vez disso, elas devem focar em:

 

– Número de visitantes
– Leads gerados
– Capacidade de compartilhamento
– Inbound links
– Performance do conteúdo por autor
– Performance do conteúdo por tópico
– Performance do conteúdo por formato

Muitas companhias já perceberam que o marketing deve mudar porque o modo como as pessoas compram também mudou. Para certificar-se de que o content marketing está gerando resultados, CEOs devem focar nessas questões estratégicas para estabelecer o rumo certo e transmitir à organização que eles esperam resultados bem-sucedidos.

Com informações do Social Media Today 

Publicidade

Compartilhe

Veja também