Notícias
Facebook muda novamente algoritmo para ter feed de notícias à la Twitter
Alteração fará com que links de notícias de veículos de mídia apareçam com mais frequência para os usuários da rede
Facebook muda novamente algoritmo para ter feed de notícias à la Twitter
BuscarFacebook muda novamente algoritmo para ter feed de notícias à la Twitter
BuscarAlteração fará com que links de notícias de veículos de mídia apareçam com mais frequência para os usuários da rede
4 de dezembro de 2013 - 7h11
Houve um tempo em que fazer aniversário ou ter um filho eram as principais notícias do Facebook. Mas agora, a rede social pretende encarar o termo feed de notícias de forma mais literal, inserindo mais notícias de veículos de mídia nesse espaço. Em um post no blog oficial, publicado no dia 2 de dezembro, a empresa revela que ajustou os algoritmos de seu feed de notícias para expor mais links de reportagens e matérias, que devem ganhar mais visibilidade dispositivos móveis.
A alteração no algoritmo é uma grande mudança nos ingredientes centrais do Facebook. É um passo para que a rede social ganhe relevância para eventos factuais, território que tem sido dominado pelo Twitter, que apesar de ser um peixe muito menor, gera muito buzz.
O comunicado coincide com relatório de alguns publishers de que o tráfego de notícias vindo do Facebook tem aumentado significativamente. Em outubro, o BuzzFeed reportou que o tráfego de seu site por meio da rede social cresceu 855% em setembro de 2013, comparado com o mesmo mês no ano anterior.
Além de ser um estímulo para os veículos publicarem mais conteúdo no feed da rede, a novidade é um esforço da companhia em aproximar-se do modelo do Twitter, uma grande fonte de notícias e análises. Outros movimentos foram feitos pelo Facebook nesse sentido, como a introdução das hashtags nos posts.
A mudança também mostra uma sutil mudança no posicionamento da empresa de Mark Zuckerberg, que acima de tudo, considerava-se um ambiente para pessoas compartilharem atualizações pessoais com pessoas que conhecem no mundo real.
O post afirma:
O objetivo da news feed é mostrar o conteúdo certo para as pessoas certas no momento certo, seja algo de um amigo íntimo ou de uma fonte de notícias que fica do outro lado do mundo.
E, ainda, o IPO da empresa de fevereiro de 2012 descrevia o conteúdo de usuários que visitam o Facebook com termos mais mundanos:
Todos os dias, centenas de milhares de pessoas vêm ao Facebook para descobrir o que seus amigos têm a compartilhar – a melhor música que ouviram, fotos da lua-de-mel, em quem planejam votar nas próximas eleições. Cada experiência individual no Facebook é única e completamente personalizada – assim como ler um jornal em tempo real com histórias só para compiladas só para si, e que pode ser carregado para onde for.
De fato, ao inserir mais notícias em seu feed, o Facebook está apostando em um jornal personalizado. Mas também está correndo o risco de tornar o serviço menos pessoal. Para alguém que acessa a rede social esperando ver fotos de amigos e bebês, o aumento de notícias pode ser desconcertante.
Do Advertising Age
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores