Notícias
“Morte” do Orkut deverá acontecer até o final do ano
Google inicia cronograma para encerrar os serviços da rede social; nenhum perfil poderá mais ser criado
“Morte” do Orkut deverá acontecer até o final do ano
Buscar“Morte” do Orkut deverá acontecer até o final do ano
BuscarGoogle inicia cronograma para encerrar os serviços da rede social; nenhum perfil poderá mais ser criado
ProXXIma
30 de junho de 2014 - 10h50
Primeira rede social a virar febre entre os brasileiros, o Orkut já tem data marcada para encerrar sua história. De acordo com matéria publicada na edição desta segunda-feira, 30, da Folha de S.Paulo, o Google inicia nesta semana o cronograma de encerramento das funções da rede social, que deverá ser concluído no final de 2014.
A partir desta segunda-feira, 30, nenhum perfil poderá ser criado na rede social. Ao mesmo tempo, os usuários já cadastrados receberão um aviso de que possuem um tempo determinado para exportar seus scraps, depoimentos, fotos e outros dados mantidos em seus perfis. Aqueles que desejarem, também poderão migrar sua conta do Orkut para o Google+, outra rede social do Google.
Ainda de acordo com a reportagem da Folha, o domínio Orkut.com deixará de ser propriedade do Google, uma vez que o engenheiro criador da rede social, o turco Orkut Büyükkökten, deixou o Google e manifestou a intenção de manter o controle sobre o domínio da rede social.
Uma das ferramentas mais simbólicas do Orkut – e que foi responsável por grande parte de seu sucesso no Brasil – as comunidades não irão desaparecer completamente. Para deixar uma espécie de memória da rede social, o Google irá preservar as páginas das comunidades, mantendo-as no ar de maneira estática – sem a possibilidade de interação por parte dos usuários.
Em janeiro deste ano, o Orkut celebrou dez anos de existência, mantendo um forte grupo de usuários fieis, apesar de ter perdido a grande massa de seu público para o Facebook.
Do Meio & Mensagem
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores