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Natal: as tecnologias de adsales em alta em 2021

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Crédito da foto no topo: Scott Webb/Pexels
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Natal: as tecnologias de adsales em alta em 2021

A estratégia busca oferecer produtos e soluções assertivas, na hora certa e com mensagens atrativas, diz Alexandra Bello Mendonça, head de advertising da Americanas S. A


21 de dezembro de 2021 - 6h00

As tecnologias de adsales estão em, praticamente, todas as ações de promoção de vendas para o Natal, desde o planejamento até a execução, diz Alexandra Bello Mendonça, head de advertising da Americanas S. A. “Esse tipo de estratégia tem o objetivo de oferecer ao público produtos e soluções assertivas, na hora certa e com mensagens atrativas, por meio do entendimento do comportamento do consumidor, como itens e categorias mais buscadas pelos usuários”, explica. Em um e-commerce, complementa, essas estratégias acontecem via ferramentas de publicidade, que usam inteligência para alcançar e engajar os clientes. O Americanas Advertising — hub de publicidade da Americanas S.A. –, por exemplo, possui uma ferramenta com tecnologia própria que ajuda parceiros do marketplace, agências e indústrias a impactarem os consumidores durante suas jornadas de compra, de acordo com o comportamento de navegação, buscas, histórico de compra, entre outros. Ao Meio & Mensagem, Alexandra afirma o quão maduro está o marketing digital e pronto para o Natal.

 

Alexandra Bello Mendonça, head de advertising da Americanas S. A. (crédito: divulgação)

Meio & Mensagem – No Brasil, o quão maduro está o marketing digital e pronto para o Natal?
Alexandra Bello Mendonça – Com o avanço do e-commerce e o crescimento das compras online, as marcas precisam desenvolver diversas possibilidades de somar e inovar para entregar a melhor experiência multicanal para os clientes. Atualmente, as datas sazonais vão muito além do consumo simples. Na Americanas S.A., temos marcas que falam com os mais diversos tipos de perfis, faixa etárias e no Brasil inteiro. Por isso, precisamos usar estratégias e maneiras de nos comunicar de forma relevante e clara para cada tipo de cliente, seja ele um consumidor do site, app e lojas físicas. É isso que torna o trabalho com marketing digital e de influência muito interessante e complexo: aliar, estrategicamente, segmentações, tamanhos de bases, interesses e tecnologia, permeando tudo isso, oferecendo o dado para otimização em tempo real. Para o Natal, isso não é diferente e as marcas que apostam na estratégia multicanal conseguem aproveitar o melhor das ferramentas de marketing digital.

M&M – Onde entram as tecnologias de adsales para promover as vendas no Natal?
Alexandra – As tecnologias de adsales estão em, praticamente, todas as ações de promoção de vendas para o Natal, desde o planejamento até a execução. Esse tipo de estratégia tem o objetivo de oferecer ao público produtos e soluções assertivas, na hora certa e com mensagens atrativas, por meio do entendimento do comportamento do consumidor, como itens e categorias mais buscadas pelos usuários. Em um e-commerce, essas estratégias acontecem via ferramentas de publicidade, que usam inteligência para alcançar e engajar os clientes. O Americanas Advertising — hub de publicidade da Americanas S.A. –, por exemplo, possui uma ferramenta com tecnologia própria que ajuda parceiros do marketplace, agências e indústrias a impactarem os consumidores durante suas jornadas de compra, de acordo com o comportamento de navegação, buscas, histórico de compra, entre outros.

M&M – Quais são as tecnologias de adsales em alta nesta temporada, no geral?
Alexandra – Investir em ações de publicidade direcionadas para audiências certas e focadas em toda a jornada de compra do consumidor é uma excelente estratégia para gerar lembrança de marca nos clientes, além de maior tráfego e, consequentemente, mais vendas. No Americanas Advertising, as estratégias de adsales também trazem impactos e aprendizados para as marcas, já que elas podem receber relatórios e insights que as ajudam a entender, cada vez mais, seus clientes, usando a tecnologia como aliada. Além disso, a nossa plataforma usa um algoritmo próprio para as vitrines de produtos e temos tecnologia para conectar com ações de banner e off-line, garantindo a eficiência das campanhas. Como consequência, as marcas atuam com estratégias de marketing mais assertivas, criando ações personalizadas e adequadas para cada público-alvo da marca. No Americanas Advertising, por exemplo, os vendedores do marketplace que utilizam as soluções do hub de publicidade da Americanas S.A. geram até quatro vezes mais pedidos do que aqueles que não investem em mídia e 3,8 vezes mais volume bruto de mercadorias.

M&M – No futuro, para onde o desenvolvimento de tecnologias de adsales caminhará?
Alexandra – Para impactar o cliente certo e criar uma segmentação assertiva para as ações de publicidade digital, é preciso investir em dados. Aqui, empresas com big data destacam-se, como é o caso dos players de varejo, que estão ganhando força como canal de publicidade e passaram a gerar ainda mais impacto. O Americanas Advertising é um desses exemplos, pois possibilita a exposição de marcas e produtos para a audiência certa, a partir do tráfego dos sites e as mais de 2.150 lojas físicas da Americanas S.A., com recursos de publicidade totalmente integrados entre o digital e o físico. Além do tradicional anúncio nativo nos e-commerces e as grandes e divertidas live commerces, o mercado também está mais conectado com a jornada do consumidor no entretenimento. Seja em ativações de marca em um reality show, uma ação especial de merchandising em programas de TV ou durante um jogo de futebol, show ou até filme. As marcas precisam se fazer presentes na vida dos consumidores, sendo muito mais do que um anúncio, mas agregando valor ao dia a dia da audiência dos clientes.

M&M – Quais são as tendências em tecnologias de adsales?
Alexandra – Nos últimos anos, a publicidade digital teve grandes avanços, principalmente com o crescimento e desenvolvimento do e-commerce. O mundo sofre constantes mudanças e o segredo é saber se adaptar e entender quais são as necessidades e desejos dos consumidores em cada momento. Hoje, os clientes estão ainda mais exigentes. Querem mais conveniência, rapidez e comodidade. Para acompanhar esse movimento, é preciso investir em tecnologia e análise de dados, entendendo as ferramentas que melhor funcionam e possuem sucesso na comunicação com cada público-alvo, em cada campanha e que podem agregar e trazer valor para as comunicações e ações de cada marca. Assim, é fundamental conhecer profundamente o perfil do público em cada um dos canais de comunicação, entendendo suas preferências, comportamentos, padrões de consumo, canais de compra, expectativas com a marca e outras demandas. Com esses pilares na estratégia de marketing e de adsales, as marcas são capazes de criar experiências únicas e integradas em qualquer ponto de contato com os clientes, oferecendo a eles uma comunicação assertiva e, muitas vezes, personalizada.

M&M – Em termos ferramentais, como se preparar para um Natal online?
Alexandra – Além de plataformas e ferramentas inteligentes, que possibilitam uma comunicação assertiva com os clientes, as marcas anunciantes podem se atentar para itens essenciais que completam uma estratégia de publicidade, pois somam benefícios e oferecem boas experiências de compra aos consumidores. Entre, elas, estão antecedência na negociação com os fornecedores; revisão de estoque; ajuda ao consumidor; oferecer condições comerciais que destaquem a marca da concorrência e que atendem diferentes necessidades dos clientes; é importante revisar o título, as fotos e descrições de seus produtos; campanhas de mídia especiais para a data sazonal, utilizando diferentes formatos de mídia; e comunicação com os consumidores, em diferentes fases da jornada de compra.

M&M – Como trazer o omnichannel para dentro das estratégias de Natal?
Alexandra – Os hábitos de consumo mudaram. Pensando nisso, marcas que possibilitam uma experiência personalizada e que atendem às necessidades dos consumidores se destacam nesse período. É importante que a marca tenha uma comunicação integrada em todas as plataformas de vendas, seja no site, app, redes sociais ou na loja física. Uma comunicação fluida, que se conecta com o consumidor final e explora o melhor de cada canal, é essencial para as marcas explorarem o omnichannel. A Americanas S.A., em 2020, por exemplo, acelerou os investimentos em iniciativas online to off-line, gerando novas experiências, como a entrega em poucas horas e a retirada de pedidos online nas lojas físicas no mesmo dia. O diferencial na experiência de compra online não é apenas vender, mas oferecer uma experiência completa, que inclui a possibilidade de experimentação diferenciada e até mesmo a oferta de entretenimento.

*Crédito da foto no topo: Scott Webb/Pexels

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