Notícias
Nova plataforma digital brasileira foca em música independente
Pleimo, serviço de músicas em streaming brasileiro, busca melhor remuneração e visibilidade para o artista
Nova plataforma digital brasileira foca em música independente
BuscarNova plataforma digital brasileira foca em música independente
BuscarPleimo, serviço de músicas em streaming brasileiro, busca melhor remuneração e visibilidade para o artista
7 de fevereiro de 2014 - 3h29
O artista independente representa 95% da produção musical no mundo, segundo dados da International Federal of the Phonographic Industry (IFPI). Pensando nesse público, Dauton Janota, economista e músico, fundou a Pleimo, plataforma digital que agrega músicas de várias partes do mundo.
O modelo de negócios da empresa consiste em uma assinatura mensal de R$ 29,90 paga pelo artista e permite que ele divulgue suas músicas, crie produtos com sua marca, anuncie shows e venda ingressos por meio da plataforma. Além disso, ele recebe uma porcentagem do valor da assinatura paga por seu fã. Dessa forma, quanto mais fãs o artista tiver, maior será o seu lucro. Vale ressaltar que, ao vender seu trabalho por meio da Pleimo, o artista ainda detém 100% dos direitos sobre sua obra e ainda conta com ferramentas de gestão financeira e estatística para auxiliá-lo em sua carreira.
O usuário final também é um dos focos da empresa e terá acesso a um vasto acervo musical, fruto de parcerias com diversas gravadoras e com os próprios músicos. A plataforma oferece uma experiência personalizada para o fã, fazendo recomendações compatíveis com o gosto musical. O contato com o ídolo também pretende ser mais próximo, por meio da aquisição de produtos personalizados, ingressos, acompanhamento da agenda de shows e participação de causas de financiamento cooperativo das bandas preferidas de cada um.
Com sede em São Paulo, a Pleimo tem escritórios nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Filipinas, Portugal e China. O serviço pode ser acessado em desktop, tablets e smartphones, por meio de aplicativos para iOS e Android.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores