Notícias
Quer desenvolver automação de marketing digital?
Veja os quatro pontos que você precisa saber antes de começar
Quer desenvolver automação de marketing digital?
BuscarQuer desenvolver automação de marketing digital?
BuscarVeja os quatro pontos que você precisa saber antes de começar
10 de março de 2016 - 5h28
Por Felipe Marx (*)
A combinação entre marketing e tecnologia reformulou o modo como consumidores e empresas enxergam a publicidade. A consolidação de novas mídias alterou o comportamento dos usuários, ao mesmo tempo em que diversas ferramentas surgem para coletar informações comportamentais das pessoas na web. A automação do marketing digital passou de tendência à realidade nos últimos meses, justamente por aperfeiçoar a criação e gerenciamento de campanhas. Mas antes de começar essa jornada, confira quatro pontos cruciais sobre o tema:
1 –Números orientam a tomada de decisões – mas não qualquer número
A primeira preocupação é em relação aos indicadores que irão orientar a tomada de decisão da empresa – é preciso definir quais números contarão o sucesso de suas iniciativas, do contrário o grande volume de dados disponível irá dispersar as análises. Definidos os números, é preciso tê-los periodicamente à mão para acompanhar o andamento das ações. Uma importante recomendação é automatizar a extração e consolidação de dados de investimento em mídia e o desempenho dos ambientes digitais e de vendas. Assim, o profissional tem um panorama claro de onde deve atuar sem perder tempo com o levantamento dos números.
2 – Réguas de comunicação são parte inseparável de uma estratégia de automação
Depois de identificar os melhores canais de atuação, é preciso criar as sequências das interações automatizadas com seu cliente – desde o primeiro estímulo à compra até o apoio para a decisão final – para que as iniciativas de marketing tenham coerência e tornem o processo de compra cada vez mais eficiente. Este é um processo contínuo: a partir dos dados consolidados, é possível analisar o que deu certo e o que precisa de ajustes.
3 – Compreenda as necessidades de seus clientes ou nada irá funcionar
Atualmente, nenhuma ação ou campanha de marketing obtém sucesso se não estiver condizente com as necessidades e preferências do consumidor. Isso permite uma precisão na compra de mídia, minimizando a dispersão do investimento e aumentando a personalização das mensagens.
4 – Não crie ilusões
A automação de marketing digital é um excelente recurso para a estratégia de crescimento de qualquer empresa, mas ela não faz milagres. Há muitos casos em que o conhecimento implícito de cada profissional sobre a realidade da corporação – e o que funciona – supera os resultados dos algoritmos existentes. Não deixe de usar este conhecimento e sua experiência como ponto de partida de desenho ou da revisão de sua estratégia.
* Felipe Marx é especialista em Digital Analytics & Online Media da Locaweb
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores