Assinar

Seis tendências da tecnologia que devem moldar nosso futuro

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Seis tendências da tecnologia que devem moldar nosso futuro

Buscar
Publicidade

Notícias

Seis tendências da tecnologia que devem moldar nosso futuro

É praticamente impossível fazer planos em um mundo onde tudo muda o tempo todo, mas podemos observar algumas tendências que se aproximam


19 de março de 2014 - 2h36

O futuro ainda pode não ser tão legal como no desenho animado Os Jetsons. Mas com certeza não é apocalíptico como em Mad Max. Em vez de fazer viagens intergalácticas, dirigir carros voadores e comer pílulas, tiramos selfies, nos comunicamos com 140 caracteres e estamos conectados à internet em praticamente todo lugar.

É impossível prever o futuro com exatidão , mas dá para identificar sinais e tendências aos quais devemos ficar atentos:

1. As mudanças acontecerão de forma muito mais rápida
Há apenas dez anos, o mundo era bem diferente. Em 2004, Google e iPods eram novidades, enquanto o iPhone e a internet mobile não existiam. Social media, nuvem e serviços baseados e localização também não faziam parte da nossa realidade naquela época.

Voltando ainda mais atrás, em 1994 não havia web comercial e os celulares eram caros e enormes. Ouvíamos música em CD e não tínhamos quase nenhum gadget pessoal.

Ninguém pode prever como será a vida em 2024, mas sabemos de algumas coisas. Nossa tecnologia será milhões de vezes mais poderosa do que aquela de vinte anos atrás. Mudanças de todos os tipos acontecerão mais rapidamente do que nunca.

2. O mundo dos bits invadirá o mundo dos átomos
A diferença mais dramática nas próximas décadas será o fato de que os bits invadirão o universo dos átomos. Hoje, se você quer um novo gadget, é só baixar um novo app. Veremos tendências parecidas em setores como energia e saúde.

3. Sua tecnologia conhecerá você
Recentemente, a IBM divulgou cinco tendências para os próximos cinco anos e uma delas é a web pessoal. A tecnologia ainda é feita para as massas, mas isso deve mudar.

Escolas que educam crianças sem observar deficiências e habilidades individuais, websites que sabem nosso comportamento como consumidores, mas no mundo físico não sabem quem somos. Isso vai mudar. O Google Now já consegue nos avisar se temos que sair mais cedo de casa por causa do trânsito, mas essa e outras tecnologias vão melhorar ainda mais.

Professores serão capazes de acessar dados sobre alunos de diferentes salas, tratamentos médicos levarão em conta a química corporal de cada um e, quando entrarmos numa loja, a seremos atendidos de acordo com nossas preferências e medidas.

4. A tecnologia será praticamente incrontrolável
O automóvel acabou com a viagem a cavalo e criou os subúrbios, postos de gasolina, shoppings e influenciou no aquecimento global e no meio ambiente.

A tecnologia da comunicação já está transformando o potencial humano. Na última geração, as fronteiras entre um jovem de classe média brasileiro e um indiano em condições similares já não são mais tão distintas.

A mídia social também é um bom exemplo para essas transformações. Hoje, qualquer pessoa com um smartphone em a que amãos pode publicar um vídeo ou texto para várias pessoas.

Daqui uma década, a tecnologia será ainda mais impactante e ninguém será capaz manter um controle total sobre ela.

5. Você terá que aprender a colaborar com máquinas
Atualmente, os pilotos operam aviões com a ajuda de sistemas de computadores. O trabalho deles ainda é muito importante no voo, pois eles se comunicam com pessoas em terra firme e assumem o controle em uma emergência.

Cada vez mais, aprenderemos a colaborar com máquinas. Ao invés de dependermos somente de nossas experiências, aplicaremos a soma de todo o conhecimento humano em nossas tarefas cotidianas e profissionais.

6. Seu modelo de negócio não durará
Se você começou sua carreira na geração passada, precisou aprender tudo sobre sua área. À medida em que foi adquirindo experiência, seu emprego não mudou muito.

Hoje não temos mais esse luxo. Qualquer que seja sua área de atuação, tenha certeza de que o modo como trabalha vai mudar.

Suas noções do que é valioso serão destruídas e você terá que repensar como dar continuidade a seu trabalho.

O futuro não é o que costumava ser. Precisamos experimentar, vivenciar e nos adaptar ao que acontece. Se não podemos nos planejar, podemos nos preparar.

Com informações da Forbes 

Publicidade

Compartilhe

Veja também