Assinar

Siri dirá alô em português, quatro anos depois de ter sido criada

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Siri dirá alô em português, quatro anos depois de ter sido criada

Buscar
Publicidade

Notícias

Siri dirá alô em português, quatro anos depois de ter sido criada

Assistente pessoal da Apple, lançada há quatro anos, finalmente falará na língua local; emojis terão bandeirinha do Brasil


24 de fevereiro de 2015 - 4h05

Depois de quatro anos do lançamento, juntamente com o iPhone 4S, Siri, a assistente pessoal de voz da Apple, do sistema operacional iOS (móveis), que equipa iPhones e iPads, falará e responderá aos comandos do usuário em português. Por ora, o recurso está disponível somente para a versão beta do iOS 8.3, para desenvolvedores, que inclui suporte para o português e mais seis idiomas: russo, dinamarquês, holandês, turco, tailandês, sueco e inglês indiano (que tem peculiaridades idiomáticas diferentes do inglês britânico e americano).

Isso significa que, para o usuário normal, ainda não é possível acessar Siri em português e nas demais novas línguas. A previsão é que o iOS 8.3, que contempla os idiomas, será lançado a partir de março.

Lançado em 2011, Siri tem grande abrangência de idiomas: a assistente de voz entende mandarim, cantonês, francês, alemão, espanhol, coreano, japonês, italianas, inglês americano, inglês britânico e inglês australiano. A cada atualização do iOS, novos idiomas são adicionados à capacidade de entendimento de Siri.

Emoji: bandeira do Brasil e diversidade sexual

 

wraps

E, finalmente, o brasileiro que adora os emoticons para inserir nas conversas, terá a bandeira do País entre as opções, além de figurinhas que indicam a diversidade sexual e racial. Também essas novidades serão incorporadas ao iOS 8.3. E a Apple não se limitou: a estrutura familiar oferecerá espectros bem amplos que incluem casais e famílias gays.Também contempla a diversidade racial, com seis tonalidades de pele para os rostos.

Uma novidade importante dos emojis é a inclusão de gadgets como um emoji específico para o Apple Watch, o relógio inteligente da Apple que chega em abril no mercado norte-americano.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também