ProXXIma
11 de setembro de 2017 - 11h52
O Google apresenta a pesquisa “Os Influenciadores de 2017 – Quem Brilha na Tela dos Brasileiros” e reafirma a forte presença dos YouTubers. Esta é a terceira edição do levantamento e, pela primeira vez, um criador da plataforma ocupa a primeira posição do ranking, o piauiense Whindersson Nunes, que hoje possui o canal com o maior número de inscritos do país, com quase 23 milhões de seguidores.
Das 10 personalidades do ranking, outras quatro são criadores de conteúdo do YouTube: Flavia Calina, Julio Cocielo, Felipe Castanhari e Felipe Neto. Também estão na lista nomes conhecidos do mundo da TV como Rodrigo Faro, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Juliana Paes e Paola Oliveira (veja o ranking completo abaixo).
O estudo será apresentado nesta quarta-feira (13/9), no Brandcast, em São Paulo. O evento reunirá estrelas do YouTube, anunciantes e executivos do mercado publicitário para fazer um panorama do consumo de vídeo no país e celebrar a influência da plataforma que se transformou em um fenômeno cultural onde todas as vozes são fortes.
Este ano, a pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Provokers, estendeu a faixa etária dos entrevistados e passou a considerar a população de 14 a 34 anos. Os resultados demonstram que o consumo de conteúdo no YouTube vai muito além dos jovens.
Abaixo, estão algumas das principais conclusões da pesquisa:
- O ranking de 2017 traz 6 novos nomes, sendo 3 YouTubers e 3 artistas da TV, entre os quais um novo tema ganha relevância: maternidade (Flavia Calina).
- Características como – originalidade, senso de humor, autenticidade e inteligência – são as que mais contribuem para a construção de influência. Juntos, esses fatores representam 51% do “peso” da influência de uma celebridade.
- A “fórmula de sucesso” dos youtubers é pautada por um misto de admiração e proximidade que, juntas, geram uma relação de identidade com o público. Além disso, geralmente são interpretados como corajosos, “caras de pau”, não têm medo de se exporem a críticas e haters. Também são reconhecidos como inteligentes, engraçados, carismáticos ou polêmicos – são seguidos, muitas vezes, porque têm uma opinião ou uma “sacada” sobre algum tema, o que também denota inteligência e sagacidade.
- Os YouTubers são também admirados pelo diálogo direto e constante que têm com sua audiência. Eles postam periodicamente vídeos que mostram sua vida, casa, rotina – não é somente o lado “maquiado” da vida, além de contarem como ganham fama e dinheiro com seus vídeos, estimulando a audiência a querer ser como eles.
Confira a lista completa:
Metodologia
A pesquisa, encomendada pelo Google e realizada pelo Instituto Provokers, ouviu 2.500 participantes, de 14 a 34 anos, das classes A, B e C, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados entre os meses de maio a agosto de 2017.
Se quiser saber mais sobre a pesquisa, é só checar o PDF nesse link.