Congresso de Rádio e TV de Santa Catarina
Evento aborda transformações do rádio, novas tecnologias e traz um olhar para o futuro da televisão
Evento aborda transformações do rádio, novas tecnologias e traz um olhar para o futuro da televisão
4 de junho de 2024 - 6h00
Nos dias 19 e 20 de maio, em Florianópolis, ocorreu o 19º Congresso de Rádio e TV de Santa Catarina. Autoridades, lideranças nacionais e regionais do setor de comunicação e mídia estiveram presentes na ilha para acompanhar as transformações do rádio, as novas tecnologias e pensar sobre o futuro da televisão.
Nomes como Washington Olivetto, Walter Longo e Hugo Rodrigues palestraram no evento, que se tornou um dos congressos de mídia e comunicação mais respeitados do Brasil.
Na abertura, no domingo à noite, foi realizado um jantar para mais de 400 participantes. O presidente do Acaert Next, Humberto Ohf, destacou que, apesar de Santa Catarina ser pequena territorialmente, é gigante em indústria e turismo, além de possuir um setor de mídia e comunicação extremamente unido, com voz e presença nas importantes decisões estratégicas do Estado.
O objetivo do congresso foi promover a integração de todo o ecossistema de mídia de Santa Catarina com as novas pautas do mercado, como inteligência artificial, evoluções tecnológicas em TV e rádio, novos formatos de conteúdo e, claro, criatividade, o maior soft power da nossa indústria.
E, para falar de criatividade, ninguém menos que Washington Olivetto, que destacou o poder de uma grande ideia, a força do áudio e as campanhas históricas que colocaram a propaganda brasileira em destaque mundial.
O W/Brasil fez questão de enfatizar que sua carreira se deve muito à mídia brasileira, que deu a vitrine necessária para que suas campanhas alcançassem todo o país e se tornassem hits nacionais.
No segundo dia, Walter Longo se aprofundou na temática da inteligência artificial, tema que gera curiosidade, otimismo e preocupação ao mesmo tempo. Walter é um entusiasta da IA e acredita que uma máquina nunca será melhor do que um homem com uma máquina. Precisamos investir em autoconhecimento para dominarmos as novas soluções tecnológicas e, assim, ganharmos eficiência tanto na vida pessoal quanto profissional.
Hugo Rodrigues, chairman do Grupo McCann, que se define como um estudioso do consumo e do comportamento do consumidor, teve a responsabilidade de fechar o congresso. Hugo navegou pelos vários meios de comunicação, defendendo a tese de que a comunicação e a mídia integrada são a melhor estratégia para falar da forma de atingir o consumidor e constatou que 85% dos brasileiros acessam a internet enquanto assistem à televisão.
O encerramento do 19º Congresso de Santa Catarina ainda teve a premiação do Microfone de Ouro, destacando os melhores profissionais de rádio e TV do Estado.
Esse foi o jeito catarinense de fazer, valorizando as pessoas, o mercado e realizando o melhor congresso de rádio e TV do Brasil.
Compartilhe
Veja também
IBM e expectativas para 2025: sustentabilidade, segurança e automação
Com IA como carro-chefe, executivos da empresa de tecnologia falam sobre as tendencias tecnológicas para o ano que vem
10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media
Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce