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Opinião

Inovação, informação e humanização

A transformação da relação do consumidor com marcas tradicionais em experiências

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10 de outubro de 2022 - 6h00

Compras online (Créditos: Negative Space/Pexels)

Os consumidores mudaram a forma como se relacionam com as marcas que consomem. Diante de um novo contexto sociocultural, eles buscam inovação, informação, e optam por marcas humanizadas. A American Marketing Association, AMA, define o comportamento do consumidor como: “A interação dinâmica de sentimentos e percepções, comportamentos e ambiente pelo qual os seres humanos conduzem os aspectos das relações de troca em suas vidas. O comportamento do tomador de decisão no mercado de produtos e serviços. Muitas vezes é usado para descrever o campo interdisciplinar do estudo científico que tenta entender e descrever tal comportamento”.

Entendermos este conceito é a base para oferecer ao público o que ele realmente procura e espera de algum produto ou serviço. Segundo o estudo “Mudanças de Hábitos”, divulgado pela Adventures, a expectativa é que o consumidor continue optando por marcas que prezam pela excelente experiência do cliente e que façam o uso de novas tecnologias. Então, como marcas tradicionais estão indo além e criando não só produtos, mas experiências para seus consumidores?

Com o mercado competitivo, é preciso estarmos atentos aos novos hábitos dos clientes e preparados para atender a todos os perfis de públicos , de acordo com a necessidade de cada um. É nisso que nós, de OMO Lavanderia, acreditamos e com dois anos de operação, marcamos a grande entrada da Unilever no mercado de franquias e trouxemos expertise e tecnologia como grandes diferenciais da rede.

Em 2016, a Unilever criou um serviço de lavanderia on-line com planos de assinatura mensal, chamado OMO Express, em que as peças eram recolhidas duas vezes por semana e devolvidas limpas e passadas. Usamos, então, da inovação aberta para transformar a lógica em que o consumidor se relacionava com a marca, estabelecendo nosso pioneirismo no mercado.

Era uma demanda social importante, para a qual abrimos os nossos ouvidos, miramos a nossa atenção e vimos que ali existia uma oportunidade de conveniência e que precisávamos operar.

Endossando esta transformação vimos ao longo dos anos, uma nova lógica, por exemplo, na utilização das máquinas de lavar. Nos anos 80,ela era sinônimo de poder aquisitivo, já, hoje em dia grande parte dos condomínios oferece este serviço de forma coletiva, democratizando seu uso. OMO surgiu exatamente da missão da marca de estar sempre à frente, buscando maneiras de facilitar a vida das pessoas que optam por soluções práticas, desejam um serviço profissional especializado e não têm tempo ou espaço de realizar a tarefa em casa. E os números não mentem: somos a segunda maior rede de lavanderias no maior negócio de lavanderias compartilhadas no Brasil, com 162 lojas em todo o país.

Vale destacar que, além da atenção com a experiência do cliente, também executamos ações diárias e campanhas de incentivo, fortalecendo nossa visão sustentável como marca. Todo o trabalho é feito com máquinas profissionais de lavar e secar que possibilitam maior economia de recursos, podendo poupar até 65% de água e energia em comparação com a utilização de uma máquina residencial. Há ainda a economia financeira, que pode alcançar 40% em gastos em produtos, já que nossas unidades usam produtos da linha PRO, tudo com dosagem automática. Entendemos que se toda a roupa fosse lavada por um prestador profissional desse serviço, o consumo de plástico também seria reduzido em 10 kg por ano.

Estamos transformando a relação do cliente com uma nova lógica de serviços, mais sustentável, democrática e simples, sem abrir mão da qualidade e conveniência. Com 250 lojas espalhadas por todas as regiões do país, estamos revolucionando o segmento por meio de uma das marcas mais amadas do Brasil, com o olhar atento à sociedade e às necessidades dos nossos consumidores que também está no DNA.

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