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Microsoft fecha o maior negócio da indústria de games em plena sexta-feira 13

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Opinião

Microsoft fecha o maior negócio da indústria de games em plena sexta-feira 13

Após uma novela que durou quase dois anos, a Microsoft concluiu oficialmente a aquisição da Activision Blizzard

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16 de outubro de 2023 - 9h33

Quem disse que sexta-feira 13 dá azar? Enquanto os brasileiros passeavam pela BGS2023 -Brasil Game Show, a indústria global de games viu o maior negócio da história ser concretizado. Após uma novela que durou quase dois anos, a Microsoft concluiu oficialmente a aquisição da Activision Blizzard. A dona do console Xbox anunciou sua intenção de adquirir a produtora dos games Call Duty: Modern Warfare 3 e Diablo 4, em janeiro de 2022 por US$ 68,7 bilhões.

Com este negócio fechado, além de adquirir este dois títulos que estão entre os mais relevantes da indústria de games, a Microsoft arrematou a King, de Candy Crush, o que lhe abre as portas do mercado de jogos mobile, o maior do mundo hoje. O último entrave foi resolvido com o órgão CMA (Autoridade de Competição e Mercados) do Reino Unido, que deu um parecer positivo para a compra nesta sexta-feira, 13 de outubro.

Vou explicar um pouco do que significa essa compra. Com ela, o Xbox passa a ter a propriedade intelectual e comercializar os jogos da Activision Blizzard: o consagrado (Call Duty), WOW (World of Warcraft), Overwatch, Diablo, StarCraft, Guitar Hero, Crash Bandicoot, Pitfall!, Candy Crush Saga. Além disso, adquiriu todos os estúdios da empresa, entre eles Infinity Ward, Raven Software, Sledgehammer Games, Treyarch, Toys for Bob, Beenox, High Moon Studios e a divisão mobile da King (Candy Crush).

Phil Spencer, o big boss do Xbox, comentou em uma postagem oficial no Xbox Wire que a promessa de “levar alegria e a comunidade dos jogos a mais pessoas” continua com a nova aquisição. “Faremos isso em uma cultura que se esforça para capacitar todos a fazerem seu melhor trabalho, onde todas as pessoas são bem-vindas e que se baseia em nosso compromisso contínuo com o slogan ‘Jogos para Todos'”, concluiu o executivo.

Mas o buraco é mais embaixo. Na guerra pela liderança do mercado global de games, travada há décadas com a Sony PlayStation, o Xbox quer assumir a liderança, tornando-se a maior plataforma de games do mundo. Para tanto tem uma arma poderosa, o Xbox Game Pass, assinatura mensal que oferece mais de 100 games na nuvem. Isso quer dizer que, para aumentar a base de assinantes do serviço, em breve estes novos títulos vão se juntar aos recém-lançados Forza, exclusivo de Xbox, e ao Starfield, da Bethesda, a primeira grande aquisição da Microsoft, um negócio fechado em 2020 por US$ 7,5 bilhões.

A compra da Activision Blizzard foi aprovada pelo Brasil e uma dezena de outros países rapidamente e enroscou nos Estados Unidos e por último na Inglaterra. O CMA foi o maior obstáculo na compra da Activision Blizzard pela Microsoft, alegando que a aquisição poderia dar uma vantagem excessiva para e empresa no recente mercado de jogos na nuvem, como o Xbox Cloud Gaming. Para receber a aprovação do órgão, a Microsoft teve que ceder os direitos de jogos na nuvem de títulos já existentes da Activision Blizzard para a Ubisoft permanentemente.

A Microsoft vendeu os direitos dos jogos para a Ubisoft, que poderá distribuir os games na plataforma Ubisoft+. Uma jogada de mestre que destruiu o monopólio perante o órgão antitruste Inglês e possibilitou a aquisição.

Voltando ao cenário BR a BGS2023. Este ano publishers mostraram demos de games recém-lançados e outros que ainda estão por vir. Porém o evento teve mais estandes de lojas do que publishers. Mas pelo menos não foi só de times de eSports como na edição anterior. Pudemos ver Ubisoft, SEGA, HoYoverse do Genshin Impact, Mortal Kombat da Warner e apenas Nintendo representando as First Party. A Sony PlayStation e Xbox da Microsoft não tiveram estandes. Na minha opinião, o que valeu para os fãs foi ver as atrações que vieram dos grandes estúdios globais e outros aproveitaram para ver seu influencer preferido: Zangado, Fallen, Jovem Nerd,
Nyvi Estephan , Tawna, Bárbara Gutierrez entre outras estrelas estiveram por lá.

Entre as atrações internacionais registro aqui Naoki Yoshida, diretor e produtor de FINAL FANTASY XVI, da Square Enix. Jean-Luc Sala, diretor artístico de Assassin’s Creed Mirage, da Ubisoft e o brasileiro Fabiano Vassao, diretor de arte IU do jogo, que trabalha na Ubisoft francesa também estiveram por lá. Dos mais antigos a voz do Mario, o fundador da Atari e o criador do Tetris – lançado na Rússia durante o Comunismo -prestigiaram o evento.

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