O que é lookalike e como usar a ferramenta para criar campanhas personalizadas

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O que é lookalike e como usar a ferramenta para criar campanhas personalizadas

Disponível no Facebook Ads, lookalike é um método de segmentação que possibilita encontrar uma audiência semelhante ao público-alvo das marcas

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25 de maio de 2023 - 17h00

 

O que é Look a Like no marketing e como criar campanhas personalizadas?

Imagem: Shutterstock/Alexander Supertramp

Com o crescimento de estratégias personalizadas de marketing, o lookalike é um recurso que pode ajudar as marcas a alcançarem um público mais qualificado no ambiente digital.

A personalização tem ganhado destaque como uma forma de garantir uma melhor experiência de compra e isso pode começar nos anúncios, que apresentam a empresa ao consumidor. 

Disponível no Facebook Ads, a opção de público semelhante pode contribuir para ampliar o alcance de campanhas com um direcionamento mais assertivo, criando essa conexão desde o primeiro contato com o público e aumentando as chances de conversão.

A configuração da ferramenta é simples, mas as marcas devem avaliar alguns fatores ao planejar a segmentação.

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O que é o Lookalike do Facebook Ads?

Disponível no Facebook Ads, lookalike é um método de segmentação que possibilita encontrar uma audiência semelhante ao público-alvo das marcas, ou seja, pessoas com maiores chances de interagir com as campanhas lançadas na plataforma.

Para isso, a ferramenta de público semelhante no Facebook compara perfis a fim de encontrar aqueles com características mais parecidas em relação aos usuários que já interagiram com anúncios da empresa.

Por que utilizar o lookalike nas campanhas de Facebook Ads?

Por que utilizar o lookalike nas campanhas?

Imagem: pexels/mikael blomkvist

Apesar de muitas redes sociais alternativas ganharem cada vez mais espaço entre as estratégias de marketing dos anunciantes, como o BeReal e o Pinterest, o Facebook ainda é a plataforma com maior número de usuários ativos por mês.

Segundo o ranking de redes mais populares do mundo, divulgado pela Statista, o Facebook ocupa o topo da lista com mais de 2,9 bilhões de usuários. 

O relatório indica a oportunidade de alcance da plataforma, que, por sua vez, reforça a importância da segmentação para garantir um direcionamento mais assertivo das campanhas.

Além deste ponto, a configuração de público lookalike pode trazer outros benefícios às marcas. Confira os principais a seguir.

Apresenta configuração simples

A plataforma do Facebook Ads apresenta diversas funcionalidades aos usuários, mas a opção de público semelhante tem uma configuração simples, intuitiva e prática, o que contribui para um processo mais otimizado.

Os ajustes podem ser realizados pela aba de criação de campanhas ou na tela de gerenciamento de públicos.

Uma vez definidos os detalhes sobre o público de origem, eles ficam salvos e podem ser reutilizados pelo usuário sempre que necessário. 

Com isso, é possível replicar as configurações em campanhas futuras, garantindo maior agilidade em estruturações de próximos anúncios.

Permite flexibilidade no planejamento

A ferramenta de segmentação voltada para público semelhante no Facebook traz diferentes opções aos usuários e, por isso, permite flexibilidade no momento de escolher o direcionamento dos anúncios.

É possível, por exemplo, criar uma audiência com base em usuários que interagiram com campanhas anteriores da empresa ou com o perfil da marca no Instagram, assim como usar essas segmentações de maneira integrada.

Possibilidade de alta segmentação 

Ao escolher a opção de público lookalike, é possível obter maior precisão na segmentação, uma vez que a ferramenta consegue analisar e encontrar os perfis mais propensos a identificação com a marca.

Dessa forma, as empresas garantem maior personalização e um direcionamento mais assertivo das campanhas, que tendem a chegar a um público realmente interessado nas soluções vendidas. 

Além disso, o Facebook permite integrar múltiplas segmentações em uma mesma campanha. 

Com isso, as marcas conseguem aliar a audiência semelhante a outros métodos disponíveis na plataforma, o que pode ampliar a performance do anúncio.

Outra alternativa oferecida pela ferramenta é a configuração de um percentual de semelhança, que define quanto o novo público deve se parecer com os clientes atuais da empresa. 

Quanto menor a porcentagem, mais semelhantes serão as características em relação ao público de origem determinado pelo usuário. 

Oportunidade de alcance qualificado

Com uma segmentação mais personalizada, essa ferramenta do Facebook Ads pode aumentar o alcance de um anúncio de maneira qualificada. Ou seja, levando o conteúdo para os usuários com maior possibilidade de interação e conversão.

Isso pode contribuir para a atração de novos clientes, aumentar as chances de fidelização e também reduzir os custos no planejamento de campanhas

Como o Lookalike funciona na prática?

Como funciona o Lookalike?

Imagem: Divulgação/Google

O primeiro passo para entender como criar público personalizado no Facebook é saber que a ferramenta exige a determinação de um público de origem. As características desse público serão a base do algoritmo na busca por novos clientes.

Alguns dos aspectos avaliados pelo recurso são:

  • interesses;
  • comportamentos;
  • dados demográficos.

Para encontrar o público com maior identificação em relação à proposta da marca, os algoritmos utilizam os cookies para rastrear a atividade dos usuários. 

Como fazer a segmentação adequada?

Para aproveitar os benefícios desse tipo de segmentação e criar uma campanha eficiente, as marcas precisam se atentar a alguns fatores, como as características corretas do público-alvo.

Alguns passos importantes no processo de configuração do público são:

  • identificar o público ideal da marca;
  • configurar o percentual de semelhança da audiência;
  • definir os objetivos da campanha e características adequadas para a audiência;
  • monitorar os resultados da campanha a partir de KPIs de marketing alinhados com o objetivo do anúncio.

O que é necessário para usar o Lookalike?

Existem alguns requisitos básicos para ativar o lookalike no marketing digital. Os principais são:

  • ter uma página no Facebook;
  • criar uma campanha no Facebook Ads;
  • criar um público de origem com, no mínimo, 100 pessoas de um único país.

Qualquer empresa que cumpre esses pontos pode usar a opção de público semelhante para personalizar seus anúncios. Nestes casos, é possível escolher alguns recursos para trazer informações relevantes no cruzamento de dados realizado pelo Facebook.

Um deles é o público personalizado. Criado na própria plataforma do Facebook Ads, essa ferramenta armazena dados estruturados anteriormente configurados pelo anunciante.

Ao escolher o público personalizado como base, a marca pode aproveitar os dados de uma campanha que gerou bons resultados no passado, por exemplo.

Outras opções de fontes de dados para definir a audiência são listas de e-mail, pessoas que já curtem a página da empresa no Facebook e informações do Facebook Pixel, mecanismo que acompanha o comportamento dos usuários.

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