Os planos da Amazon para tentar ser uma potência em podcasts

Buscar
De 11 a 16 de Abril | Rio de Janeiro

Rio2C

Os planos da Amazon para tentar ser uma potência em podcasts

Por meio da Wondery, seu braço de áudio, companhia terá produções locais com Chico Felitti, Déia Freitas e Rádio Novelo; no cinema, apostas são na franquia Um Ano Inesquecível e em O Primeiro Natal do Mundo


14 de abril de 2023 - 13h00

Chico Felitti (na ponta, ao lado direito), fala aos executivos da Amazon e à plateia sobre o novo podcast investigativo que está desenvolvendo em parceria com a empresa (Crédito: Divulgação/Rio2C)

Das quase duas horas do painel dedicado à apresentação das novidades de seu conteúdo, na sala mais nobre da Rio2C, a Amazon ocupou mais da metade do tempo, no início da noite de quinta-feira, 13, falando sobre podcasts.

A razão atende pelo nome de Wondery, o estúdio global de produção de podcasts que foi adquirido pela companhia, em janeiro de 2021, e que, neste ano, ganhou estrutura no Brasil. E é a partir dela, com histórias nacionais, que a empresa pretende competir em um mercado em expansão mas, ao mesmo tempo, pulverizado por prateleiras cada vez mais sortidas de conteúdos em áudio das mais diversas temáticas.

Para competir nesse cenário, a Amazon já escolheu as primeiras armas: dois dos podcasters mais populares do País terão projetos com a empresa. O primeiro é o jornalista Chico Felitti, que ajudou a disseminar o gosto pelo formato com as histórias A Mulher da Casa Abandonada e O Ateliê. Chico terá um podcast investigativo, ao estilo true crime, com distribuição dos episódios na Amazon Music.

A outra novidade apresentada é um spin-off de um dos podcasts mais populares da internet, o Não Inviabilize, criado e roteirizado por Déia Freitas. Com o nome de de Histórias de Firma, Déia pretende levar o mesmo estilo de humor já conhecido por quem acompanha o Picolé de Limão e outros de seus quadros, contando somente histórias de perrengues reais vivenciados no mundo corporativo. Esse podcast terá distribuição exclusiva também pela Amazon Music.

Além dos dois parceiros, a Amazon revelou outro projeto, já sob a chancela da Wondery, que estreia no próximo dia 18. O podcast Nenê da Brasilândia, feito em parceria com a Rádio Novelo, contará a história de uma das maiores traficantes brasileiras das décadas de 1970 e 1980. A estratégia para a distribuição desse conteúdo será diferente: o episódio terá como primeira janela a Amazon Music, mas será, na sequência, oferecido também nas plataformas gratuitas.

A estratégia tem uma razão: a Amazon está ciente que, primeiro, precisa construir uma marca neste segmento, como frisou Fabio Silveira, head de conteúdo de podcasts no Brasil da Wondery. A ideia, segundo ele, é combinar produções originais e exclusivas, com outros podcasts independentes, agregados à estrutura, tanto brasileiros quanto internacionais. Algumas das produções estrangeiras já foram adaptadas ao público nacional, como Dr. Morte e Guerras Comerciais.

“Adianto que relançaremos o projeto do Guerras Comerciais no Brasil, com empresas nacionais e que, muito em breve, chegará por aqui uma versão local do Scamfluencers, feito pela Wondery no exterior, que fala sobre influenciadores que dão golpes. Além disso, já temos nossa primeira produção local, que é A Grande Fúria do Mundo, um podcast de bate-papo que traz o Pedro Cortella dialogando com seu pai, o Mario Sergio Cortella. “Vamos colaborar muito com criadores locais, talentos locais e produtores locais.

Natal, Lázaro Ramos, Ingrid Guimarães e musical

Ingrid Guimarães, Malu Miranda, da Amazon, e Lázaro Ramos, contam sobre o filme O Primeiro Natal do Mundo, produzido e estrelado pelos atores (Crédito: Divulgação/Rio2C)

Na segunda parte do painel, dedicada à produção audiovisual, a Amazon fez um balanço dos três anos e meio em que começou a produzir conteúdo brasileiro e deixou bem claro aos produtores e criadores da plateia que quer receber projetos de filmes nacionais.

Malu Miranda, head de conteúdo original da Amazon Studios no Brasil, usou como exemplo o filme 1985, produção original do Prime Video na Argentina, que conseguiu diversos prêmios mundo afora. “O Filho da Mãe, nossa grande homenagem ao Paulo Gustavo, foi nosso primeiro filme, mas queremos fazer muito mais. Temos investido na variedade de gêneros e temas para longas e estamos trabalhando com cineastas promissores e consagrados. Ou seja, queremos filmes”, pediu aos produtores presentes na plateia.

Além do cinema, na área de séries e outros formatos, a executiva contou que já foram filmadas mais de 30 produções originais no País, junto a mais de 60 produtoras contratadas, e que a ideia é aumentar bastante esse número. “Estamos cada vez mais em busca de expandir a base de nossos talentos no Brasil, em busca da autenticidade local. Ser uma casa para essas histórias originais é um trabalho intencional de assumir um compromisso com a cultura e produção do País.

Os estúdios também apresentaram os primeiros trabalhos dos dois profissionais contratados como showrunners pelo Prime Video: Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães.

Os dois atores estarão juntos no filme O Primeiro Natal do Mundo, que será lançado na plataforma no fim do ano. Ingrid e Lázaro participaram da apresentação para falar do longa-metragem, que está em fase de filmagens, bem como a atriz Fabiana Karla, que também faz parte do projeto.

Lázaro falou, ainda, sobre a franquia de filmes Um Ano Inesquecível, baseada no livro homônimo, que originou quatro longas-metragens, cada um batizado com o nome de uma estação do ano. Lázaro dirigiu Outono e destacou a experiência de produzir um musical brasileiro, voltado ao público jovem, com elementos que caracterizem o País, algo que classificou como muito importante.

Malu também revelou, sem dar muitos detalhes, que um projeto de podcast de Chico Felitti também se transformará em uma série no Prime Video.

Publicidade

Compartilhe