SXSW: Os desafios de um futuro que já começou
O SXSW renderia páginas e páginas de insights que a curto prazo viram ideias plausíveis, a médio prazo podem virar projetos e a longo prazo gerar transformações.
O SXSW renderia páginas e páginas de insights que a curto prazo viram ideias plausíveis, a médio prazo podem virar projetos e a longo prazo gerar transformações.
20 de março de 2023 - 17h20
Engana-se quem pensa que o SXSW é um evento direcionado a profissionais de marketing, criação, as turmas de statrtups e “futurólogos” de plantão. Ao contrário, é uma dessas oportunidades que entregam debates interessantes sobre temas que atravessam todas as áreas, ou seja, independente da profissão, o SXSW tem algo para te ensinar. Lá, discutimos caminhos para o futuro e as transformações impostas pela tecnologia a curto, médio e longo prazo.
Inovação, interatividade, tendências, comportamento, música, consumo…esses foram alguns dos assuntos que renderam excelentes conversas e provocações que desafiam a criatividade dos profissionais contemporâneos. Sem dúvidas, o futuro do trabalho esteve entre os temas mais comentados e, usando-o como fio condutor, chegamos a constantes questões que preenchem reuniões entre gestores de grandes empresas.
Nunca tivemos tantas ferramentas a nossa disposição, mas existem fórmulas para usá-las? O que funciona para uma empresa vai funcionar para as demais? Como encontrar o melhor caminho para a companhia onde você constrói a sua carreira? Esses são alguns dos muitos questionamentos que circularam nos corredores do SXSW desde o fim da última semana.
Ryan Gellert, CEO da Patagônia; e Hamdi Ulukaya, CEO da Chobani, por exemplo, abordaram em palestras diferentes o propósito das organizações e as tendências comportamentais da geração Y: como a relação desses jovens com o trabalho mudou e como eles enxergam os limites entre vida pessoal e profissional. Horários mais flexíveis, home office, escritórios imersivos, ações internas pensadas para engajar e promover interação entre times, reconhecimento estão entre as demandas dos profissionais do futuro que começam a chegar ao mercado.
Existe uma tendência em expansão: o fortalecimento das comunidades vem sendo amplificado, desde a cidade onde as organizações estão inseridas, até o fortalecimento de laços dos grupos de trabalho. Essa expansão gera o que chamamos de tribos e geram um senso de pertencimento forte.
Para ajudar esse processo de evolução das organizações, é preciso olhar para a tecnologia como uma realidade que pode ser moldada e usada a nosso favor. A inteligência artificial está entre nós todo o tempo. Ian Bearcraft, por exemplo, falou com maestria sobre o tema, indo muito além do super comentado ChatGPT. Se apresentando como alguém que constrói experiências para as próximas gerações usando as tecnologias do amanhã, traçou um paralelo entre a mecanização dos skills de indivíduos durante a revolução industrial e a necessidade de digitalização destas habilidades para que a inteligência artificial possa ser potencializada.
Outra afirmação importante, inspirada pelos pontos levantados por Ian Bearcraft: definitivamente tecnologia e inovação não podem mais estar apenas área de TI, ou de transformação digital. Maximizar a produtividade através da tecnologia e pensar constantemente em novas formas de fazer algo melhor é um papel de todas as áreas. As ferramentas estão cada vez mais acessíveis e, a partir de agora, o grande diferencial será saber tirar proveito delas.
Estamos entrando na era do conhecimento cada vez mais diversificado, com uma gama interminável de informações disponíveis e com fácil acesso. O mercado vai abrigar mais profissionais generalistas e criativos, capazes de tirar valor da tecnologia. Estes vão substituir os grandes especialistas. As descrições do que é um emprego e um cargo estão mudando e nós acompanhando de perto essa transformação.
O SXSW renderia páginas e páginas de insights que a curto prazo viram ideias plausíveis, a médio prazo podem virar projetos e a longo prazo gerar transformações nos mercados que ficarão para as novas gerações. Hoje começamos a construir os formatos de trabalho que queremos que nossos filhos encontrem nos próximos anos.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo