Está na hora de ter um SXSW no Brasil
Não falta talento, não falta capacidade e nem imaginação
Não falta talento, não falta capacidade e nem imaginação
11 de março de 2024 - 13h17
Desde a viagem para Austin, Texas, encontrei e ouvi mais brasileiros do que em qualquer outro evento internacional.
A sensação se torna concreta quando ouço da organização que a delegação brasileira é a segunda maior no evento (ficando atrás apenas dos americanos, que, afinal, moram aqui) e, não apenas isso, os brasileiros estão em dobro (em números) do terceiro colocado nessa lista de nacionalidades.
Ou seja: brasileiro aqui é água.
E a presença da SP House, bem em frente ao Centro de Convenções, fez deste espaço um ponto de encontro entre tantos profissionais de publicidade, música, cinema e muitos outros que vieram por conta própria para ouvir e se sentir em um lugar que olha para inovação e conexões.
O espaço, que tinha expectativa de receber 5.000 pessoas em seus cinco dias de ativação, recebeu mais de 2.800 apenas no primeiro dia.
A iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de SP está alinhada com o momento brasileiro. Os profissionais de diversas mídias vieram se encontrar por aqui e fazer o tal ‘pensar fora da caixinha’. E de fato é o que acontece, não tenho dúvidas de que o mercado se movimenta a partir desses nortes criativos e de tantas provocações que o excelente evento proporciona.
Como você já deve saber, cada um pode criar seu próprio ‘trilho’ (track) no SXSW, voltado para tecnologia, inovação, cinema, publicidade, responsabilidade ambiental e cívica ou networking, entre outros. E nessas intersecções, podemos encontrar propósito, otimismo, epifanias e ótimas ideias para o futuro.
Mas me pergunto se precisamos de um evento em outro país para isso. Não bastava a gente ‘pensar fora da caixinha’ no Brasil, mesmo? Olhando objetivamente essa tal ‘oxigenação’ de temas e tendências não se concretiza fora do papel em projetos inovadores e ousados.
Acaba sendo uma desculpa para publicitário usar tags em campanhas de pseudo engajamento.
Estava na hora do Brasil de fato abraçar a inovação que evidentemente estamos buscando fora, dentro.
Não falta talento, não falta capacidade e nem imaginação.
Falta ousadia.
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