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Fraudes em verbas de marketing em apps ultrapassam R$ 2 bi

Estudo aponta que bots são a forma mais comum de desvios de investimentos publicitários no mobile

i 17 de abril de 2018 - 17h32

Crédito: IStock

Somente no primeiro trimestre deste ano, de US$ 700 milhões a US$ 800 milhões (mais de R$ 2 bilhões) das verbas de marketing em aplicativos para smartphones representaram fraudes, o que significa aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A cifra é fruto de um estudo realizado pela AppsFlyer. A empresa monitorou dez bilhões de instalações em seis mil aplicativos diferentes para a pesquisa. Ao todo, 11,5% das instalações de aplicativos trazidas por publicidade paga são falsas.

A AppsFlyer afirma que aplicativos de compras são os mais visados por fraude, pois são os que geram mais volume de anúncios e resultado de conversão. Nesses apps, mais de US$ 275 milhões foram pagos a cliques falsos. Seguidos pela categoria jogos, com US$ 103 milhões. O Brasil está em 6º. lugar no ranking de países cujos apps estão mais expostos a fraudes, com perdas de US$ 15 milhões no primeiro trimestre deste ano.

Os EUA são os maiores alvos de fraude, com perdas que chegaram a US$ 98 milhões no mesmo período do ano passado. A consultoria afirma que, neste meio, os bots são a ameaça mais perigosa.