As campanhas do Outubro Rosa em 2022
Marisa, Avon, Loungerie e Adidas são algumas das marcas que embarcaram no movimento de conscientização do câncer de mama no Brasil
Marisa, Avon, Loungerie e Adidas são algumas das marcas que embarcaram no movimento de conscientização do câncer de mama no Brasil
Lidia Capitani
26 de outubro de 2022 - 13h23
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no mundo todo e o mais letal para este grupo no Brasil, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Em 2021, o risco estimado era de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres e segundo dados da Pesquisa Panorama do Câncer de Mama pelo Instituto Avon, apenas em 2020, foram diagnosticados 2,5 milhões de novos casos.
A campanha do Outubro Rosa foi instituída internacionalmente durante os anos 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure (organização dos Estados Unidos), que criou o símbolo do laço rosa e distribuiu aos participantes da primeira “Corrida pela Cura”, em Nova York, e que hoje é realizada anualmente. O movimento é celebrado no mundo e no Brasil com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama.
Ainda segundo o Instituto Avon, houve uma redução no número de mamografias realizadas no país, o que impactou diretamente o número de diagnósticos da doença em estágio avançado. Dessa forma, a campanha procura destacar a importância do diagnóstico precoce que diminui em 35% as chances de morte.
Dada a importância da data, governos, instituições e empresas promovem diferentes ações durante o mês para reforçar a mensagem do movimento: conscientizar a população sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Pensando nisso, o Women To Watch Brasil selecionou dez campanhas brasileiras realizadas por marcas para o Outubro Rosa.
#Chegamais na luta contra o câncer de mama, da África para Marisa
Para conscientizar o público sobre o risco do câncer de mama e ovário, a Marisa criou uma campanha para o Outubro Rosa que consiste num vídeo e na mudança do logo. O famoso M da marca foi invertido para simbolizar a importância do autoexame e dos cuidados preventivos contra a doença. O vídeo, assinado pela agência África, foi veiculado durante o mês de outubro na TV aberta e está disponível nas redes sociais. Ele traz o relato de três mulheres que venceram e que ainda batalham contra a doença: Linda Rojas, que virou mãe após a cura, Jussara Del Moral, que convive com um câncer em fase de metástase, e Amora Sampaio, que também está curada.
Já para os pontos físicos, a marca trouxe totens interativos com almofadas que simulam a sensação de um nódulo no seio, para que as clientes sintam com suas próprias mãos. A ação foi distribuída em cinco lojas em São Paulo: no Shopping Aricanduva, Shopping Interlagos, duas unidades na Avenida Paulista e no Internacional Shopping Guarulhos.
Além disso, a marca também trouxe uma página especial dentro do Universo M, sua plataforma online, que compartilha informações sobre o câncer de mama e ovário. O conteúdo é assinado pela médica ginecologista e influenciadora Marcela MCGowan, e por mulheres que enfrentam ou já venceram a doença.
Pin Slim Outubro Rosa, Havaianas
A marca de chinelos se uniu ao Instituto Protea e lançou um pin especial para o Outubro Rosa. As vendas da peça serão 100% revertidas à ONG e servirão para custear exames de diagnóstico e tratamento de câncer de mama. Além disso, realizaram um webinar apresentado pelo instituto para falar sobre a doença e a importância do autocuidado para todos os colaboradores e vendedores de lojas da marca. O Instituto Protea custeia cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda.
Juntas somos mais corajosas, M&M’s
Neste Outubro Rosa, a marca de chocolates voltou com a sua edição limitada das casquinhas rosas, com o objetivo de gerar conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e estimular os exames de rotina. A campanha traz as personagens femininas senhorita Verde e senhorita Marrom, juntamente com a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), para compor a mensagem “Juntas somos mais corajosas”.
A edição cor-de-rosa será vendida exclusivamente nas Lojas Americanas, nos ambientes virtuais e físicos. Além disso, nas redes sociais da M&M, os profissionais de saúde da FEMAMA trazem conteúdos para informar e conscientizar sobre o tema.
Camisas Outubro Rosa, Adidas
A marca esportiva lançou uma linha especial para a campanha de Outubro Rosa em parceria com os times brasileiros Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo. Mantendo a tradição, a Adidas trouxe camisetas cor-de-rosa customizadas para cada time seguindo suas identidades visuais. A ativação reforça a importância do diagnóstico precoce, o autoexame e outras medidas preventivas, além de reforçar a presença das mulheres no futebol, esporte de tradição masculina, mas que tem avançado quanto à participação feminina, tanto no campo quanto na cobertura.
Quem se cuida voa mais longe, da África para Azul
A companhia de aviação Azul está com a campanha “Quem se cuida voa mais longe”. Há 12 anos, a empresa promove ações todos os anos em prol da conscientização acerca do câncer de mama. Uma delas é o site dedicado ao tema, com informações sobre a doença, mitos e verdades, dados sobre o cenário atual no Brasil e depoimentos de colaboradoras da empresa que venceram o câncer, as chamadas “vitoriosas”.
Além dos conteúdos, a companhia pintou um avião de rosa, em que toda a tripulação também veste a cor e conscientiza os clientes da importância dos exames e do autocuidado. A empresa conta ainda com uma parceria com o Hospital do Amor, para onde eles transportam pacientes e arrecadam fundos para a instituição por meio da venda de produtos especiais e seu programa de fidelidade.
Quem tem peito tem direito, da Wunderman Thompson Brasil para Avon
Em 2022, a campanha de Outubro Rosa do Instituto Avon é #QuemTemPeitoTemDireito, que convida as mulheres a entender as leis e direitos que as pacientes do câncer têm. O Instituto tem uma longa trajetória dedicada às campanhas de conscientização do câncer de mama. Neste ano, eles trazem informações sobre as leis dos 30 e 60 dias para diagnóstico e início do tratamento, falam sobre o acesso a medicamentos de forma gratuita, sobre o processo de reconstrução mamária e também trazem histórias de mulheres que viveram a doença com a série de vídeos “Manas do Peito”.
Além dos conteúdos em redes sociais, vídeos e do próprio site da organização, que divulgam informações sobre o tema, o instituto e o Observatório de Oncologia/Abrale atualizam anualmente a Pesquisa Panorama do Câncer de Mama, que começou em 2020 e traz dados do Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de identificar os desafios e oportunidades relacionados à doença. Dentro da programação do Outubro Rosa, o Instituto Avon e o Coletivo Pink realizaram outras ações como a carreta da mamografia, que levou unidades móveis para locais da cidade de São Paulo, e ofereceram gratuitamente exames de mamografia, além de rodas de conversas e a realização da 9ª edição do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer.
Somos muitas, da Agência Ginga para Loungerie
Em sua campanha “Somos muitas”, a marca de lingerie criou um sutiã especial feito por e para mulheres mastectomizadas. O vídeo da campanha traz diferentes mulheres que contam suas experiências prévias para encontrar sutiãs que servissem às suas necessidades e suas reações ao experimentar a nova peça, criada pela marca em parceria com a ONG Instituto Oncoguia. A iniciativa também traz, em vídeos e conteúdos nas redes sociais, as histórias e experiências de cada uma das mulheres que passaram pela mastectomia.
Pause para checar, W7M Esports
Para alertar sobre a importância das medidas de prevenção contra o câncer de mama, a W7M, organização de eSports, criou uma camiseta rosa em que toda renda arrecadada com a venda será convertida para a Associação Canomama de Saúde, Esporte e Cultura. As equipes competitivas também estarão engajadas na iniciativa e usarão a vestimenta em todas as competições durante o mês de outubro. Além da peça, um broche foi distribuído para os fãs durante a Brasil Game Show, com o intuito de divulgar as informações sobre a doença. A campanha está alinhada com a estratégia da organização de reforçar a participação feminina dentro da indústria dos games.
Natural One Mulheres, da Natural One
A marca de sucos, em parceria com a ONG Américas Amigas, promoveu uma série de ações que tiveram como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do exame de diagnóstico precoce. A campanha incluiu o lançamento de uma edição limitada da pink lemonade, uma limonada com framboesa, e a doação de exames gratuitos para pessoas de baixa renda de todo o Brasil.
Uma carreta serviu de ponto de atendimento primário das pacientes e, se necessário, elas eram encaminhadas para hospitais e clínicas especializadas para realizar os exames complementares. A unidade móvel iniciou o atendimento gratuito na capital paulista em outubro e finalizará a ação em dezembro, após percorrer mais oito cidades do estado. Além dos atendimentos, a marca está divulgando conteúdos em suas redes sociais e tem promovido rodas de conversa sobre o tema com a sua equipe interna.
Asics Movimenta by Centauro, Asics
Ao longo dos meses de setembro e outubro, a Asics lançou o projeto Asics Movimenta by Centauro, que promoveu diversas ações ao redor dos temas corrida e movimento. Em outubro, a marca realizou encontros focados no combate ao câncer de mama, que incluíam treinos de corrida para o público feminino e a participação de profissionais da saúde para orientar as participantes sobre a importância dos exames de rotina. Além disso, a iniciativa incluiu uma confraternização presencial no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, que contou com a presença de atletas, corredores e embaixadores Asics, e teve um espaço reservado à divulgação de informações sobre o câncer de mama e colo de útero, um local para customização de tênis e aulas de yoga, pilates, funcional e dança.
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