Women to Watch

Pague Menos mira 50% de mulheres na liderança em 2025

Com programas de desenvolvimento e plano de sucessão, a companhia planeja alcançar o objetivo até o final do ano

i 15 de outubro de 2025 - 8h11

A rede de farmácias Pague Menos acaba de reforçar seu compromisso com a representatividade feminina na liderança ao estabelecer a meta de alcançar 50% de mulheres na alta gestão até o final de 2025.

Atualmente, 69% da liderança da companhia é composta por mulheres, das quais 42% estão em cargos de alta gestão. O objetivo está alinhado ao plano estratégico de desenvolvimento de lideranças da rede.

“A equidade de gênero faz parte do nosso DNA e está presente em todas as decisões da companhia. Nosso objetivo é garantir que a diversidade seja também um diferencial competitivo e sustentável”, afirma Rosi Puccetti, vice-presidente de gente, estratégia e sustentabilidade da Pague Menos.

O processo de sucessão mapeado entre 2025 e 2027 já envolveu 437 líderes e a indicação de 238 sucessores, sendo que as mulheres representam 41% dos nomes indicados. Entre os sucessores estratégicos, 45% são mulheres, totalizando 106 profissionais que reforçam a presença feminina no pipeline de liderança da companhia.

Segundo a empresa, a estratégia de diversidade inclui práticas que vão desde o estabelecimento de metas, programas de formação, treinamentos contra vieses e revisão constante dos processos internos.

“A consolidação desse cenário é resultado de ações estruturadas que vão desde metas claras de diversidade até programas de desenvolvimento de lideranças femininas, criação de fóruns internos de escuta, capacitação contra vieses inconscientes e monitoramento constante de indicadores de diversidade”, destaca Rosi.

A rede Pague Menos e Extrafarma está presente nos 26 estados e no Distrito Federal. Ao todo, conta com 26 mil colaboradores e mais de 1.600 lojas distribuídas em mais de 400 municípios. A companhia é líder nas regiões Norte e Nordeste e, além de farmácia, tem mais de 1100 consultórios de saúde do Clinic Farma espalhados em todas as regiões do país.