Novartis investe ate 500 mi em vacinas

Buscar
Publicidade

Marketing

Novartis investe ate 500 mi em vacinas

Fábrica construída em Pernambuco deve começar a operar em 2014 com a produção de vacinas contra a Meningite B


9 de janeiro de 2012 - 9h00

A suíça Novartis deve investir até US$ 500 milhões na construção de uma fábrica para a produção de vacinas em Pernambuco. A planta deve começar a operar em 2014 com a produção de uma vacina inédita da farmacêutica contra a meningite B. Depois, segue fabricando vacinas ainda em estudo. O plano é resultado de uma parceria entre a multinacional e o governo brasileiro, que deve ainda fortalecer a atuação da empresa no mercado de genéricos. O acordo inclui também a transferência de tecnologia para a produção de medicamentos voltados para o tratamento de câncer, transplantes e neurociência.

As doenças tropicais, como dengue e Chagas, além da expansão dos programas de combate à hanseníase, diabetes e hipertensão no Brasil, também fazem parte desse pacote. De acordo com entrevista publicada na edição dessa segunda-feira, 9, pelo jornal Valor Econômico, Joe Jimenez, principal executivo global da companhia, lembra que existem hoje cerca de dez mil pacientes com doença de Chagas e um milhão de vítimas da Dengue.

A companhia, resultado da união entre as suíças Ciba-Geigy e Sandoz em 1996, opera no Brasil desde 1997 e hoje possui fábricas situadas em Taboão da Serra (SP) e Rezende (RJ), ambas voltadas para síntese química, além de outra unidade em Cambé (PR), controlada pela Sandoz, divisão de medicamentos genéricos da Novartis. A estratégia da farmacêutica é voltar o foco dos seus negócios para os países emergentes, como Brasil, Rússia e China, pela possibilidade de aumentar as suas vendas em economias com consumo em ascensão. Em 2010, a empresa faturou US$ 50,6 bilhões globalmente.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas