Uber deve se enquadrar em nova categoria

Buscar

Uber deve se enquadrar em nova categoria

Buscar
Publicidade

Marketing

Uber deve se enquadrar em nova categoria

Aplicativo poderá funcionar em São Paulo desde que seus motoristas tenham alvará e se encaixem nas exigências da Prefeitura


8 de outubro de 2015 - 5h00

Após semanas de polêmicas, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, aprovou o Projeto de Lei que considerava o Uber um serviço ilegal, mas propôs alternativas para que os motoristas da empresa atuem na cidade se enquadrando na categoria de “táxi por aplicativo”, que pode sair até 25% mais cara do que o táxi comum. Para isso, a Prefeitura criou cinco mil novos alvarás.

Dentro desta categoria, os carros que atenderem ao Uber deversão ser pretos, com quatro portas e até cinco anos de uso. O motorista terá flexibilidade para usar o valor que quiser desde que não ultrapasse o teto. Os carros não terão taxímetro e a cobrança será realizada somente via aplicativo.

Além disso, os automóveis utilizados pelo Uber não poderão andar pelos corredores de ônibus, como fazem os táxis comuns. Em nota, o Uber manifestou seu desagravo à decisão. "Mesmo com mais de 900 mil e-mails enviados pela população de São Paulo, o Prefeito Haddad sancionou o PL 349/2014, que é notoriamente inconstitucional. O decreto prevê a criação de uma nova categoria de táxis na cidade, os táxis pretos. Vale esclarecer que a Uber reafirma que não é uma empresa de táxi e, portanto, não se encaixa em qualquer categoria deste tipo de serviço, que é de transporte individual público."

A decisão de Haddad, adiantada pela TV Globo, gerou uma série de protestos por parte de taxistas na cidade de São Paulo na tarde desta quinta-feira. O Projeto de Lei 349/2014 é de autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB) e foi aprovado em segunda votação com 43 votos a favor, três contra e cinco abstenções.

Na terça-feira, 6, Haddad havia se reunido com representantes do Uber no Brasil e outras empresas de aplicativos de táxi. “Nós precisamos modernizar o serviço. Não podemos dispensar uma tecnologia que é do agrado do usuário em função de preconceitos. Mas temos que reconhecer que, sem regulação, esse serviço vai degradar, e não auxiliar a cidade”, disse Haddad em fala reproduzida pelo portal G1.

Campanha publicitária

No fim da semana passada, o Uber lançou uma ofensiva publicitária para convencer Haddad a vetar o projeto. Em anúncios de página dupla veiculados nos principais jornais do País no fim de semana, a Uber simulava um e-mail enviado a Haddad pedindo que ele criasse uma regulação "positiva e moderna". "Não seria por falta de coragem que o senhor proibiria o Uber. Ou ainda, tentaria encaixá-lo em uma lei de 1969 – afinal, o aplicativo surgiu mais de 40 anos depois dela", dizia um trecho do anúncio.

A Uber justificou que seu serviço não é destinado à elite, mas um modelo que tem gerado melhoria na vida de milhões de pessoas pelo mundo. "Tanto para as que querem mais uma opção segura e confiável para se movimentar pelas cidades quanto para as que encontram no Uber uma oportunidade para gerar renda, ser o seu próprio chefe, ter controle de sua vida e prover mais para suas famílias."

Aumento de usuários

Em 8 de setembro, véspera da votação do projeto na Câmara, o Uber revelou que possui 500 mil usuários no Brasil, onde opera desde maio de 2014. Sua atuação está sob polêmicas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Os principais opositores ao Uber são taxistas e cooperativas que consideram ilegal o serviço prestado pela empresa.

Também em julho, a disputa entre o aplicativo Uber e os taxistas do Rio de Janeiro chegou até o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). De acordo com o órgão de defesa da concorrência, existe a possibilidade de coexistência desde que diante de um ambiente regulado. “Que sejam criadas as condições para que essa coexistência seja pacífica e produtiva para os taxistas, para novos entrantes no mercado, como o Uber, e que isso seja feito através de um processo competitivo tendo em vista o consumidor”, disse Vitor Ruffino, diretor do Cade, ao Jornal Nacional, da TV Globo.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas

  • Liga Esportiva Nescau terá investimento ampliado nos próximos dois anos

    Liga Esportiva Nescau terá investimento ampliado nos próximos dois anos

    A previsão é destinar R$ 30 milhões no período e ampliar o número de municípios que recebem o evento