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Toda empresa será uma empresa de mídia

Algumas companhias já perceberam o verdadeiro potencial e os benefícios da utilização do vídeo em diversas frentes, indo além de simples videoconferência


11 de fevereiro de 2016 - 1h00

(*) Por Edmar Moraes

Observamos no Brasil uma crescente onda de publicadores de conteúdo de qualidade. Quando conseguem contar uma boa história, acabam atraindo um público cada vez mais diversificado, chegando a todas as camadas sociais.

Antes notado apenas na esfera social, este fenômeno vem ganhando força em outros setores, como é o caso da comunidade religiosa. Pastores já entenderem o poder desta ferramenta e começam a propagar suas mensagens em forma de vídeo, atingindo seus seguidores de maneira mais espontânea e direta. No âmbito educacional não é diferente. Professores estão saindo das salas de aula e gravando vídeos mais interativos, compartilhando experiências reais com seus alunos de qualquer lugar do mundo.

Ainda que de forma mais tímida no Brasil, se compararmos com outros mercados, esta realidade começa a avançar para o ambiente corporativo. Por aqui algumas empresas já perceberam o verdadeiro potencial e os benefícios da utilização do vídeo em diversas frentes, indo muito além de uma simples videoconferência.

Em uma pesquisa envolvendo 250 profissionais de diferentes segmentos, descobrimos que 95% acreditam que habilidades em vídeo são importantes para seus funcionários; já para 96% dos entrevistados o vídeo auxilia no treinamento dos funcionários de maneira mais rápida e com mais qualidade, enquanto 91% acreditam que os vídeos aproximam os executivos, tornando a relação mais pessoal.

Construir laços fortes entre os membros da equipe é apenas um dos benefícios. Vídeos ajudam a formar conexões pessoais e garantir confiança entre os empregados.

O vídeo pode ser também uma ótima ferramenta para identificar e promover talentos em uma organização. Aparecer em um vídeo de negócios pode levar a maiores oportunidades dentro da empresa, ou até mesmo convites para falar em conferências e outros eventos do setor.

O compartilhamento de conhecimento por meio de vídeos é outro trunfo. Disseminar conteúdos criados pelos funcionários não apenas melhora o aprendizado, mas também aumenta a criatividade e o engajamento.

Se o assunto é produtividade, o vídeo também exerce um ótimo papel, principalmente entre os funcionários separados pela distância física, uma vez que ele aprimora a comunicação interpessoal muito mais que a escrita.

As ferramentas de criação estão prontas e são acessíveis. As pessoas também estão prontas e conectadas. E, se toda empresa se tornará uma empresa de mídia, o desafio então fica para os tomadores de decisão. Além de atuarem como evangelizadores desta nova prática, terão que cuidar para que ela seja implementada de maneira espontânea e atraente.

* Edmar Moraes é Brasil Country Manager da Kaltura

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