Herodoto leva humor interativo à Record News

Buscar

Herodoto leva humor interativo à Record News

Buscar
Publicidade

Mídia

Herodoto leva humor interativo à Record News

Novo telejornal terá time de dez colunistas e será exibido simultaneamente na TV e na internet


16 de maio de 2011 - 3h53

Fazer um telejornal rico em informações e com uma boa dose analítica, mas que também tenha uma linguagem leve, doses de bom humor e que seja aberto à pluralidade de ideias e de opiniões. Essa é a proposta do canal de notícias Record News ao anunciar o novo telejornal Record News, que estreia dia 23 de maio e será ancorado por Heródoto Barbeiro, uma das contratações mais importantes feitas recentemente pelo departamento de jornalismo da casa.

O termo transmídia foi a palavra mais utilizada pelos diretores e membros do telejornal na apresentação feita à imprensa, na manhã desta segunda-feira, 16 de maio. Segundo a Record, o diferencial do Jornal da Record News será a total conexão das plataformas televisiva e online e o fato de o programa coexistir nesses dois ambientes.

“Os espectadores poderão assistir ao telejornal ao vivo na internet, pela página do Record News no R7, e também terão a chance de assistir a um adicional da transmissão sempre 15 minutos antes e 15 depois do programa na TV. Ali mostraremos bastidores e comentários de notícias na tentativa de fazer com que o espectador se sinta próximo dos apresentadores e âncoras”, explica Douglas Tavolaro, vice-presidente de Jornalismo da Rede Record.

O telejornal será exibido sempre de segunda à sexta-feira, às 21h, e terá uma hora e quinze minutos de duração. Repetindo o estilo que o consagrou em suas três décadas de carreira jornalística, Heródoto dará o seu parecer pessoal acerca das notícias e comentará os principais fatos com os próprios internautas – que poderão participar do programa via redes sociais e pelo site. “Estou muito feliz de participar desse projeto pois vejo nele a oportunidade de motivar a conscientização e provocar a reflexão nos espectadores. Queremos acabar com a ideia do pensamento único e mostrar os fatos por diferentes ângulos”, comenta Heródoto.

Colunistas, humor e faturamento

Além de dividir a bancada com a jornalista Thalita Oliveira, Heródoto também contará com o apoio de um time de dez colunistas fixos, que participarão diariamente do jornal. São eles: Adib Jatene, Beth Goulart, Bruno Motta, Cosme Rímoli, David Uip, Daniel Castro, Nirlando Beirão, Ricardo Kotscho, Roberto Macedo e Rubens Ewald Filho. A ideia é que, a cada dia, no mínimo três colunistas participem do telejornal.

Um ponto que chamou a atenção durante a apresentação é a presença do humorista Bruno Motta entre os colunistas. Segundo Heródoto, o objetivo é retirar a imagem sisuda que ele acredita que predominou no telejornalismo nacional e usar uma maneira mais leve de informar à audiência.

Em termos comerciais, as expectativas também são boas. O diretor comercial da Record News, Sidineu Ferrari, o jornal estreará já com duas cotas de patrocínio vendidas. Os anunciantes, por enquanto, não serão revelados por conta de um acordo que só permite a aparição das marcas na estreia da atração. O valor da cota máster é R$ 900 mil ao mês e o preço das cotas de apoio ficam em R$ 245 mil.

“Esse é um tipo de projeto muito bom para o comercial, pois contamos com a credibilidade do Heródoto e do time de colunistas. Nossa essência não consiste em disputar a audiência a qualquer custo, mas sim cativar esse público com uma programação qualificada, fazendo com que o espectador queira assistir aquilo”, pondera Ferrari.

Para o diretor geral de internet da Rede Record e diretor do portal R7, Antonio Guerreiro, o conceito transmídia do telejornal será um marco na mídia nacional. “Pela primeira vez os espectadores de TV e de internet serão tratados da mesma maneira. Não iremos separar as plataformas. Acho que já conseguimos fazer isso bem no programa Legendários e, agora, acreditamos que o sucesso acontecerá também no conteúdo jornalístico”, opina Guerreiro.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses

  • Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos

    Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos

    Com o projeto “Checamos”, parceria visa combater desinformação em notícias compartilhadas em redes sociais