Zoom expande atuação em busca de maior share

Buscar

Zoom expande atuação em busca de maior share

Buscar
Publicidade

Mídia

Zoom expande atuação em busca de maior share

Comparador de preços quer ser o segundo player no segmento dominado pelo Buscapé


15 de abril de 2012 - 8h01

Com o objetivo assumido de ser o segundo player na comparação de preços, atrás do líder Buscapé, o Zoom acaba de criar uma área de publicidade exclusivamente para atender a indústria. O foco inicial do site era o varejo. “Percebemos que havia um conteúdo vasto e enxergamos nisso um potencial para a própria indústria”, explica o CEO do Zoom, Francisco Donato. A área de mídia digital do site aposta em projetos de mídia como forma de apresentar os produtos e lançamentos aos usuários e investirá em formatos como vídeos, hotsites e conteúdos interativos. Prova disso, a venda de banners tradicionais não consta da oferta de publicidade do Zoom.

Donato exemplifica o formato diferenciado: a Apple, com a chegada do novo iPad ao Brasil, poderia criar uma página ou dar mais visibilidade para a nova versão do tablet e, com isso, desenvolver um conteúdo especial. Em outro exemplo, a Intel, que não vende produtos diretamente ao consumidor, poderia se destacar em páginas de comparação de preços de notebooks.

A aposta da Zoom, que concorre com outros sites como Zura e Shopping UOL, explica-se pelos números: a consultoria eMarketer prevê expansão de 22% para o mercado de compras online em relação ao ano passado, o que representa um faturamento de quase US$ 19 bilhões para este ano. A partir de 2013, segundo a empresa, o Brasil deve responder por mais da metade das vendas online na América Latina. “O crescimento do mercado em si já é absurdo e ainda assim estamos em ritmo superior já que, de novembro para cá, nosso volume de visitas mês dobrou e chegou a 7 milhões”, afirma Donato.

Reforço

Para reforçar esse posicionamento, o executivo diz que o Zoom atua em várias frentes: com o Google, numa ampliação dos links patrocinados, com maior nível de detalhes; com SEO (Search Engine Optimization – Otimização do Motor de Busca), para expansão orgânica; na parceria com o portal Globo.com, pela qual o e-commerce do site usa o Zoom como comparador de preços; e na parceria com o Shopping Yahoo, semelhante ao serviço prestado para a Globo.com. O Zoom também está em plena campanha de marca no ambiente digital, com um filme que, em cinco dias, chegou a mais de 500 mil views (leia aqui os detalhes).

Para gerenciar a nova área, o Zoom contratou Cecilia Nobrega, que comandará a equipe e será responsável pela geração dos novos negócios da área de mídia digital. A executiva passou antes pela Bondfaro/Buscapé, Grupo Bolsa Mulher e portal Kzuka, pertencente ao Grupo RBS.

E, para aproveitar o gancho do Dia do Consumidor, que é celebrado nesta quinta-feira, 15, o portal acaba de lançar um guia online que destaca os principais itens do Código de Defesa do Consumidor e conta com campo para internautas colaborarem com dicas para ajudar outros consumidores. De um universo de 63 milhões de brasileiros que acessam a internet, quase 12 milhões já fizeram compras online, de acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Outro dado divulgado pelo estudo T-Index 2015 revela que o Brasil deverá ser o quarto maior mercado mundial de e-commerce em 2015, sendo que hoje já ocupa o sexto lugar.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Seara é a marca mais mencionada da edição do reality

    BBB 24: Seara é a marca mais mencionada da edição do reality

    Seara, Chevrolet, iFood, Stone e Amstel integram o top cinco das marcas mais mencionadas nos 100 dias do BBB 24

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators