Mídia
Nielsen quer medir audiência fora da TV
Nos Estados Unidos, instituto estuda formas de mensurar os espectadores que acompanham a TV via internet e outras plataformas
Nos Estados Unidos, instituto estuda formas de mensurar os espectadores que acompanham a TV via internet e outras plataformas
Meio & Mensagem
22 de fevereiro de 2013 - 5h31
Medir a audiência dos programas de TV contabilizando apenas quem está sentado diante da telinha com o controle remoto na mão pode ser coisa do passado. A Nielsen revelou que, nos Estados Unidos, já tem planos para começar a medir a audiência que acompanha as atrações televisivas através da internet.
De acordo com a vice-presidente sênior de pesquisa e análise da Nielsen, Pat McDonough, a busca por novas formar de mensuração de audiência teve início há 12 meses, quando o instituto começou a estudar os hábitos de consumo de mídia em alguns lares e notou que as pessoas continuam acompanhando a programação da TV, mas o fazem via internet, por conexão banda larga.
Como é cada vez maior o número de espectadores que acompanha seus programas e conteúdo de TV por meio de sites, dispositivos móveis, tablets e celulares – e essas telas não são contabilizadas pela tradicional medição de audiência – as redes de TV tem a preocupação de buscar novos meios de medir o alcance de suas programação e, com isso, reverter a ideia de que a audiência televisiva mantém índices de queda. Além disso, provar que o consumidor está acessando aquele conteúdo, independente da tela, é uma maneira de atrair os patrocinadores.
Essas manobras da Nielsen, no entanto, ainda não são suficientes para resolver, de fato, a questão da mensuração da audiência. Os novos planos de avaliação das outras plataformas ainda não comtemplam os usuários de tablets e nem a audiência dos produtos de vídeo on demand, como o Netflix.
Com informações do Advertising Age.
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